UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE MACHINE LEARNING PARA IDENTIFICAÇÃO DE FACIES GEOLÓGICAS ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 211106822
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Título

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE MACHINE LEARNING PARA IDENTIFICAÇÃO DE FACIES GEOLÓGICAS ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Emely da Silva Assis

    Assis, Emely da Silva

  • Joemes de Lima Simas

    Simas, Joemes de Lima

  • Robertom Guedes do Amaral

    Amaral, Robertom Guedes do

DOI
10.37885/211106822
Publicado em

29/12/2021

Páginas

343-351

Capítulo

26

Resumo

A técnica de Machine Learning é o conjunto de análise de dados e métodos que incluem classificação, agrupamento e regressão podendo ser definida como a capacidade de sistemas de adaptar e/ou modificar suas ações constantemente a fim de que melhorem sua precisão. Dessa forma observa-se a importância do conhecimento da linguagem computacional que se tornou uma realidade para todos que possuem interesse e acesso à internet, visto que a maioria dos programas são gratuitos e há disponibilidade de aulas de programação online. Os avanços tecnológicos neste âmbito influenciam diretamente no processo para a exploração de petróleo, tornando-a eficiente, não somente em plataformas, mas também em Universidades, agregando conhecimento aos cursos de Engenharia de Petróleo e Gás e ao aprendizado prático nas disciplinas específicas das Geociências. O objetivo deste projeto, desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI da UFAM, foi utilizar a técnica de Machine Learning (ML) para aplicação didática nas disciplinas de Geociências especificamente na disciplina de Geofísica do Petróleo. A metodologia utilizada foi baseada no trabalho proposto por Hall (2016). Para a execução do projeto utilizou-se imagens de um perfil geofísico composto, e a partir disso dados de perfil de raios gama foram utilizados. Tendo em vista todas as respostas obtidas com a elaboração do algoritmo o projeto teve um bom resultado mesmo sem aplicabilidade prática em sala de aula em virtude da suspensão das atividades presenciais na UFAM em decorrência da pandemia de COVID-19.

Palavras-chave

Machine Learning, Inovação Tecnológica, Didática, Ensino, Geociências.

Autor(a) Correspondente
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