USO DO RESÍDUO DE PNEU EM PAVIMENTO AUTODRENANTE
Paulo César Cavalcante Vila Nova
Cavalcante Vila Nova, Paulo César
Rubens Antonio Da Silva
Antonio da Silva, Rubens
Marcio Tulio Matheus Santos
Tulio Matheus Santos, Marcio
Rafael Costa Ribeiro
Costa Ribeiro, Rafael
Josias Marçal Da Silva
Marçal da Silva, Josias
Mariana Mundin Abrão Rodrigues
Abrão Rodrigues, Mariana Mundin
André Luiz Soinski
Luiz Soinski, André
Lenilton Lopes Guia
Lopes Guia, Lenilton
Victor Jorge Torres Oliveira
Torres Oliveira, Victor Jorge
08/12/2022
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CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS EM PESQUISA - VOLUME 2
A busca por metodologias e processos de produção mais eficientes e sustentáveis faz com que os estudantes, pesquisadores e professores na área da Construção Civil estudem novas formas de incorporação de resíduos para produção e manufatura de produtos a serem utilizados na construção de casas, estradas, pavimentação em geral, trabalhando e praticando a ideia de sustentabilidade. Com base nisso, o presente projeto tem como objetivo principal utilizar o resíduo de pneus de borracha, obtidos da trituração de pneus usados e que seriam descartados, na formulação de pavimentos autodrenantes e intertravados. O resíduo utilizado foi obtido na empresa ECOPNEU Reciclagem de pneus LTDA, já triturado. Foi incorporado na mistura para elaboração do concreto em substituição ao agregado miúdo nas proporções de 5%, 10%, 15%, 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 45% e 50% (v/v). O concreto foi preparado manualmente, adicionados à formas plásticas de 16 faces. Foi realizado os ensaios dimensionais, absorção de água e resistência à compressão e comparados ao padrão sem a adição de resíduo. Como resultados foi observado que os pavers não atendem a norma ABNT NBR 9781:2013 no critério de Resistência à compressão, mas atendem a norma com relação aos critérios de Absorção de água e Ensaios dimensionais. Após obtenção dos blocos, foi realizada a instalação dos mesmos para confecção da calçada como piso autodrenante.
Blocos intertravados, Resíduo de pneu, NBR 9781.
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