USO DO KAHOOT! COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O APRENDIZADO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210203149
40
12
Título

USO DO KAHOOT! COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O APRENDIZADO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Alexandre Silva Santos

    Santos, Alexandre Silva

  • Gilberto Tadeu Reis da Silva

    Silva, Gilberto Tadeu Reis da

  • Nildete Pereira Gomes

    Gomes, Nildete Pereira

  • Mariana Moitinho Freire Queiroz da Silva

    Silva, Mariana Moitinho Freire Queiroz da

DOI
10.37885/210203149
Publicado em

31/03/2021

Páginas

269-279

Capítulo

17

Resumo

Introdução: A Educação Permanente em Saúde é caracterizada como uma estratégia político-pedagógica para capacitação dos profissionais de saúde, que visa fortalecer as melhores práticas e experiências inovadoras de educação na saúde. Neste contexto, diversas metodologias ativas têm sido implementadas, tais como a plataforma de aprendizado Kahoot!, para potencializar a participação e o desempenho dos profissionais, transformando hábitos que favorecem a melhoria na qualidade assistencial. Objetivo: Relatar importância do aplicativo Kahoot! como metodologia ativa para favorecer o aprendizado de profissionais da saúde assistenciais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizada pela equipe de educação permanente com os profissionais de saúde da assistência de um hospital público localizado em Salvador, Bahia, utilizando o aplicativo Kahoot! Resultados: Participaram do estudo 16 profissionais de saúde assistenciais. Emergiram três categorias temáticas acerca da experiência por eles vivenciada: Trabalho em equipe e colaboratividade mútua; Engajamento com resolutividade; e Gestão do tempo. O trabalho em equipe representa um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma organização. O profissional que está engajado e tem o viés da resolutividade demonstra estímulo com seu o trabalho, a equipe e com a instituição. E a gestão do tempo como estratégia para fortalecer a educação em saúde permitiu os participantes uma experiência diferente e inovadora na perspectiva da construção do aprendizado. Conclusão: O uso do aplicativo Kahoot! como metodologia ativa favoreceu tanto o aprendizado de profissionais da saúde assistenciais no que se refere ao trabalho em equipe como o apoio recíproco, o que reduziu o tempo para solucionar determinados problemas.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Metodologias Ativas; Profissionais de Saúde

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.