USO DO APLICATIVO EASY RESEARCH EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS DA CAPRINOVINOCULTURA EM SERRA TALHADA – PE
Willyane De Souza Santos
Santos, Willyane de Souza
Maria Izabel De Souza Sá Nascimento
Nascimento, Maria Izabel de Souza Sá
Héldon José Oliveira Albuquerque
Albuquerque, Héldon José Oliveira
Thiago Lucas Freire Nascimento
Nascimento, Thiago Lucas Freire
Hidelberg Oliveira Albuquerque
Albuquerque, Hidelberg Oliveira
Ana Maria Duarte Cabral
Cabral, Ana Maria Duarte
Lígia Maria Gomes Barreto
Barreto, Lígia Maria Gomes
Marcos Vinícios Vieira Dos Santos
Santos, Marcos Vinícios Vieira dos
Girlene Cordeiro De Lima Santos
Santos, Girlene Cordeiro de Lima
Maria Josilaine Matos Dos Santos
Santos, Maria Josilaine Matos dos
01/04/2023
240-266
19
O objetivo deste trabalho é analisar o perfil do consumidor de produtos e subprodutos de caprinos e ovinos com o uso de aplicativo em dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada entre os meses de março a junho de 2021 por meio de entrevistas com uma parcela de 1,5% da população de Serra Talhada - PE, o que corresponde a 1296 pessoas, essa amostragem foi feita de forma aleatória, independente do gênero, idade e condição social. Foi utilizado o aplicativo Easy Research em dispositivos móveis, contendo um questionário que serviu de base para entrevistas com consumidores de carne, leite e queijo de cabra e ovelha do município. Os dados são publicados diretamente na plataforma do administrador e depois de ordenadas as estruturas matemáticas e comparativas, calculam-se a frequência absoluta e a frequência relativa das variáveis nominais, procedendo-se assim à análise estatística descritiva, sendo os resultados melhor apresentados em gráficos. Observou-se que a maioria dos respondentes é de origem urbana com 79,6%, e apenas 20,4% declararam ser de origem rural. Em relação ao consumo de carnes, a pesquisa mostrou que o frango ficou em primeiro lugar, com consumo diário de (44,9%), bovinos (20,5%), peixes (12,1%), caprinos (6,4%), suínos (8,1%), ovinos (5,9%) e 2,0% escolhem outras fontes de proteína. Observa-se também que 70,4% dos entrevistados compram em média até 2 litros de leite por semana, e 21,2% afirmam não consumir, pois preferem leite em pó (50%), 16% leite pasteurizado in natura, 27% em in natura cru e apenas 5% consomem leite UHT longa vida. A muçarela ainda obteve um percentual de 6% quando comparada com as demais que possuem um baixo consumo. Assim, conclui-se que o trabalho foi de grande relevância para a caprinovinocultura, porém embora os produtos estejam bem distribuídos pela cidade, ainda não atinge o alcance que esta apresenta devido à desorganização da cadeia produtiva. A falta de conhecimento dos consumidores e a falta de produto nos pontos de venda são alguns dos fatores que contribuem. Em suma, dada a importância desse tema para o consumo da carne caprina e ovina no sertão nordestino e no mundo, espera-se que este trabalho tenha grande relevância para outros da região.
Comércio, Consumidores, Tecnologia, Orodutos de origem animal.
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