USO DO APLICATIVO EASY RESEARCH EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS DA CAPRINOVINOCULTURA EM SERRA TALHADA – PE

Code: 220910162
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Título

USO DO APLICATIVO EASY RESEARCH EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS DA CAPRINOVINOCULTURA EM SERRA TALHADA – PE

Autores(as):
  • Willyane De Souza Santos

    Santos, Willyane de Souza

  • Maria Izabel De Souza Sá Nascimento

    Nascimento, Maria Izabel de Souza Sá

  • Héldon José Oliveira Albuquerque

    Albuquerque, Héldon José Oliveira

  • Thiago Lucas Freire Nascimento

    Nascimento, Thiago Lucas Freire

  • Hidelberg Oliveira Albuquerque

    Albuquerque, Hidelberg Oliveira

  • Ana Maria Duarte Cabral

    Cabral, Ana Maria Duarte

  • Lígia Maria Gomes Barreto

    Barreto, Lígia Maria Gomes

  • Marcos Vinícios Vieira Dos Santos

    Santos, Marcos Vinícios Vieira dos

  • Girlene Cordeiro De Lima Santos

    Santos, Girlene Cordeiro de Lima

  • Maria Josilaine Matos Dos Santos

    Santos, Maria Josilaine Matos dos

DOI
10.37885/220910162
Publicado em

01/04/2023

Páginas

240-266

Capítulo

19

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o perfil do consumidor de produtos e subprodutos de caprinos e ovinos com o uso de aplicativo em dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada entre os meses de março a junho de 2021 por meio de entrevistas com uma parcela de 1,5% da população de Serra Talhada - PE, o que corresponde a 1296 pessoas, essa amostragem foi feita de forma aleatória, independente do gênero, idade e condição social. Foi utilizado o aplicativo Easy Research em dispositivos móveis, contendo um questionário que serviu de base para entrevistas com consumidores de carne, leite e queijo de cabra e ovelha do município. Os dados são publicados diretamente na plataforma do administrador e depois de ordenadas as estruturas matemáticas e comparativas, calculam-se a frequência absoluta e a frequência relativa das variáveis nominais, procedendo-se assim à análise estatística descritiva, sendo os resultados melhor apresentados em gráficos. Observou-se que a maioria dos respondentes é de origem urbana com 79,6%, e apenas 20,4% declararam ser de origem rural. Em relação ao consumo de carnes, a pesquisa mostrou que o frango ficou em primeiro lugar, com consumo diário de (44,9%), bovinos (20,5%), peixes (12,1%), caprinos (6,4%), suínos (8,1%), ovinos (5,9%) e 2,0% escolhem outras fontes de proteína. Observa-se também que 70,4% dos entrevistados compram em média até 2 litros de leite por semana, e 21,2% afirmam não consumir, pois preferem leite em pó (50%), 16% leite pasteurizado in natura, 27% em in natura cru e apenas 5% consomem leite UHT longa vida. A muçarela ainda obteve um percentual de 6% quando comparada com as demais que possuem um baixo consumo. Assim, conclui-se que o trabalho foi de grande relevância para a caprinovinocultura, porém embora os produtos estejam bem distribuídos pela cidade, ainda não atinge o alcance que esta apresenta devido à desorganização da cadeia produtiva. A falta de conhecimento dos consumidores e a falta de produto nos pontos de venda são alguns dos fatores que contribuem. Em suma, dada a importância desse tema para o consumo da carne caprina e ovina no sertão nordestino e no mundo, espera-se que este trabalho tenha grande relevância para outros da região.

Palavras-chave

Comércio, Consumidores, Tecnologia, Orodutos de origem animal.

Autor(a) Correspondente
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