USO DE SIMULADORES E ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DA RADIOATIVIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA

Code: 240115627
0
0
Título

USO DE SIMULADORES E ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DA RADIOATIVIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA

Autores(as):
  • Jakelini De Jesus Marques

    Marques, J. J.

  • Maria Fernanda Do Carmo Gurgel

    Gurgel, M. F. C.

DOI
10.37885/240115627
Publicado em

01/03/2024

Páginas

166-180

Capítulo

11

Resumo

O artigo apresenta a aplicação de simuladores e animações como recurso pedagógico no ensino da radioatividade, oferecendo uma visão aprofundada baseada em um relato de experiência durante o estágio supervisionado de Química no ensino remoto. Durante o estágio supervisionado neste período pandêmico foi necessário introduzir ferramentas e tecnologias digitais e interativas para contextualizar a temática e possibilitar a realização das atividades didáticas pedagógicas. As ferramentas tecnológicas e digitais foram o diferencial neste estágio promovendo novos conhecimentos e aprendizados desafiadores. Neste contexto foram empregados como ferramentas o uso de computadores, internet, celular e, para as simulações e animações o programa Mozaik Education, que possui licença parcialmente gratuita, liberando até cinco conteúdos por semana. Além disso, o artigo destaca a adaptabilidade dessas ferramentas ao contexto educacional, enfatizando as dificuldades existentes na preparação e utilização dos conteúdos e de integração no currículo existente. O relato de experiência aponta para a relevância crescente de incorporar tecnologias educacionais inovadoras, ressaltando a importância de atualizar abordagens pedagógicas para atender às demandas do aprendizado contemporâneo. Assim, o período de estágio proporcionou uma imersão completa na vivência da docência, abrangendo desde a elaboração do planejamento das aulas até a consideração dos fatores socioemocionais e culturais que permeiam a prática docente. Mesmo de forma remota, o estágio se revelou como uma oportunidade enriquecedora que permitiu ao licenciando adquirir novos conhecimentos, permitindo uma valiosa experiência educacional.

Palavras-chave

Ensino de Química, TICs, Estágio Supervisionado, Ensino Remoto.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.