USO DE JOGOS DIGITAIS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Code: 230312384
16
0
Título

USO DE JOGOS DIGITAIS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores(as):
  • Lucas Silva Moraes

    Moraes, Lucas Silva

  • Nayara Da Conceição Martins Da Costa

    Costa, Nayara da Conceição Martins da

  • Patrick Silva Mendes

    Mendes, Patrick Silva

  • Vinícius Serra Santos

    Santos, Vinícius Serra

  • Luckian Emannuel Melo

    Melo, Luckian Emannuel

  • Vagner De Jesus Carneiro Basto

    Basto, Vagner de Jesus Carneiro

DOI
10.37885/230312384
Publicado em

29/03/2023

Páginas

120-126

Capítulo

14

Resumo

Ao diversificar as formas de ensinar biologia, acaba por modificar a rotina monótona das aulas que, sem contexto, acabam deixando os alunos sem interesse pela disciplina, o que ocasiona, muitas vezes, um nível abaixo de interesse. Diante disso, este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta didática utilizando jogos digitais como ferramenta didática no ensino de biologia. O jogo didático foi realizado com alunos da escola de Ensino Médio Odorico Mendes, localizada no município de Pinheiro-MA, com as turmas 200 e 201 para realização da proposta; assim foram feitas diversas reuniões com a professora responsável pela disciplina de Biologia, a fim de organizar uma visita a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - CESPI. Dessa forma, a atividade foi planejada para ser realizada em uma sala cedida pela própria universidade, onde, utilizando a plataforma “Kahoot” como uma ferramenta ativa no ensino, foi proposto uma competição entre os grupos formados na sala baseado em uma disputa com premiação entre os 3 primeiros grupos vencedores. Nessas aulas, os alunos puderam associar o que eles haviam estudado em sala de aula e aplicando ativamente em um jogo de perguntas e respostas usando uma ferramenta tecnológica, o Kahoot. Nessa perspectiva, foi visto que os alunos realmente ficam mais atentos às regras, estratégias para vencer, modelo de perguntas, etc. Isso proporciona uma aula mais interessante, fazendo os alunos pensarem e relembrarem do que estudaram. As aulas desenvolvidas na escola em questão foram de suma importância na formação dos estagiários como futuros professores que estarão na linha de frente no processo educacional, o qual já é historicamente um desafio. Nesse sentido, os objetivos foram alcançados quando foi visto que os alunos adentraram em um novo ambiente de ensino, possibilitou que os alunos entrassem em contato com o ambiente universitário e os estimulassem.

Palavras-chave

Educação. Jogos didáticos. Metodologias diferenciais

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.