USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Camila Souza Nascimento
NASCIMENTO, C. S.
José Uibson
UIBSON, J.
02/07/2022
795-812
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Está pesquisa buscou investigar por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), pesquisas que discutissem o uso de atividades experimentais no ensino de Física no ensino médio. O objetivo foi investigar as contribuições e limitações da utilização deste tipo de atividade para o ensino e aprendizagem em Física. Assim, foi realizada a revisão sistemática em periódicos de alto impacto na área de ensino de Física e ensino de Ciências (periódicos com qualis A1 e A2) através da Plataforma Sucupira da Capes. A RSL foi o caminho metodológico utilizado para o desenvolvimento dessa pesquisa e inclusive para a coleta de dados, em que foram utilizadas as etapas sugeridas por Sampaio e Mancini (2007). Os resultados encontrados revelam que os experimentos são ferramentas que possibilitam interações sociais entre discentes e docentes, promovem uma participação ativa dos alunos nas aulas, além de servirem de auxílio para uma melhor assimilação dos fenômenos físicos e da linguagem matemática. A falta de material para a montagem do experimento, internet e ausência de laboratórios, foram as limitações encontradas.
Ensino de Física, Atividades Experimentais, Revisão Sistemática da Literatura.
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