USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA APULCRO MOTA/SE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Code: 230211930
3
0
Título

USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA APULCRO MOTA/SE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores(as):
  • Reizaluamar De Jesus Neves

    Neves, R. J.

  • Maria Da Conceição Costa Rivemales

    Rivemales, M. C.C.

  • Marcus Fernando Da Silva Praxedes

    Praxedes, M.F.S.

DOI
10.37885/230211930
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1140-1150

Capítulo

83

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

O isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19 levou a uma corrida dos sistemas de ensino na busca de estratégias para garantia da continuidade do ensino mesmo que distante do espaço escolar. Devido a isso, este trabalho pautou-se em um relato de experiência que envolveu o uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na disciplina de Ciências com os alunos da escola Municipal Apulcro Mota, na tentativa de contornar as diferentes limitações já presentes no setor educacional público, potencializadas pela pandemia. Como TDIC, foi utilizado principlamente o software Stellarium Astronomy devido a sua gratuidade, facíl acesso e apresentar situações reais. De modo complementar os alunos foram incentivados a construção de um simulador de fases da Lua, visando trabalhar os contéudos da disciplina de Ciências de forma atrativa para reduzir a evasão e falta de motivação dos alunos e atingir os objetivos propostos da disciplina. Notou-se que quando a TDIC’s utilizada pelo docente consegue motivar os alunos, estes ficam atentos as aulas e se interessam mais quando o conteúdo é trabalhado de tal forma que possibilite a contextualização com as suas vivências para além do espaço escolar.

Palavras-chave

Educação, Stellarium Astronomy, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.