USO DAS TDIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO DE GEOMETRIA

Code: 201202380
16
6
Título

USO DAS TDIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores(as):
  • Paola Sales Spessotto Carvalho

    Carvalho, Paola Sales Spessotto

  • Monica Fürkotter

    Fürkotter, Monica

DOI
10.37885/201202380
Publicado em

04/02/2021

Páginas

581-593

Capítulo

37

Resumo

Objetivo: as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) diferem entre si quanto a possibilidades e limitações para representar e transmitir informações, influenciando diferentes setores da sociedade. Na Educação, dependendo de como são utilizadas, podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Nesse texto apresentamos uma intervenção desenvolvida com o objetivo de investigar a contribuição das TDIC no ensino de Geometria com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Métodos: a aplicação e análise de um questionário diagnóstico balizou a preparação de atividades diversificadas utilizando os softwares Poly e Geoplano, reproduzidos na lousa digital de um Laboratório de Informática. Participaram da intervenção 25 alunos de um terceiro ano de uma escola da rede municipal de uma cidade do interior paulista, como extensão das atividades de sala de aula regular. Ao término das atividades foi aplicado novamente o questionário. Resultados: dos 24 itens considerados no questionário diagnóstico, em dois se manteve 100% de acertos, em 21 houve aumento do percentual de acertos e, em um único, decréscimo de 0,2%. Considerações finais: partindo dos erros dos alunos, utilizar as TDIC em situações e possibilidades variadas e promover a participação do alunado propiciou a interação entre conhecimentos prévios e novos e a aprendizagem.

Palavras-chave

Ensino de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.