USO DA MATÉRIA ORGÂNICA NA SÍNTESE DE PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS E CRESCIMENTO DE SALVIA OFFICINALIS INOCULADA COM DIFERENTES ISOLADOS DE TRICHODERMA SPP.

Code: 210605143
15
8
Título

USO DA MATÉRIA ORGÂNICA NA SÍNTESE DE PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS E CRESCIMENTO DE SALVIA OFFICINALIS INOCULADA COM DIFERENTES ISOLADOS DE TRICHODERMA SPP.

Autores(as):
  • Gisele Chagas Moreira

    Moreira, Gisele Chagas

  • Gilvanda Leão dos Anjos

    Anjos, Gilvanda Leão dos

  • Patrícia Messias Ferreira

    Ferreira, Patrícia Messias

  • Janildes de Jesus da Silva

    Silva, Janildes de Jesus da

  • Railda Santos de Jesus

    Jesus, Railda Santos de

  • Franceli da Silva

    Silva, Franceli da

  • Fábio de Souza Dias

    Dias, Fábio de Souza

DOI
10.37885/210605143
Publicado em

31/07/2021

Páginas

329-339

Capítulo

28

Resumo

Objetivo: avaliar a síntese de pigmentos fotossintéticos e crescimento inicial de Salvia officinalis inoculadas com diferentes isolados de Trichoderma harzianum na presença e ausência de matéria orgânica. Método: o experimento foi realizado na área experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os isolados de Trichoderma foram obtidos da coleção de microrganismos do Laboratório de Microbiologia da UFRB. Os isolados TCS 87 (Trichoderma asperellum) e TCS 85 (Trichoderma asperellum) foram obtidos de plantas de bananeira em área de produção do município de Bom Jesus da Lapa, Bahia e o isolado TCS 29 (Trichoderma harzianum) foi obtido de solo de área de plantio de sisal da região sisaleira no município de Campo Formoso-BA. Foram testados o TCS 87, TCS 29 e TCS 85, mais a testemunha (água destilada esterilizada). O delineamento foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 2, totalizando 8 tratamentos. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias, comparadas pelo teste de Tukey, com 5% de probabilidade de erro. Resultados: A aplicação de Trichoderma e húmus de minhoca interferiu significativamente no crescimento de Salvia officinalis. Foi observado que as variáveis altura, massa seca da raiz, massa seca total e pigmentos fotossintéticos houve interação entre os fatores estudados. A adição de húmus de minhoca, como fonte de matéria orgânica, aumentou significativamente o diâmetro do caule, comprimento da raiz e massa seca da parte aérea. Conclusão: A inoculação dos diferentes isolados de Trichoderma e a adição de húmus de minhoca ao substrato foi eficiente na promoção do crescimento e produção de pigmentos fotossintéticos em Salvia officinalis.

Palavras-chave

Húmus de minhoca, Inoculação, Fungos e plantas medicinais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.