UNIVERSIDADES FEDERAIS E FACEBOOK: CENÁRIO BRASILEIRO E PERTINÊNCIA PARA A GESTÃO PÚBLICA

Code: 220308325
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Título

UNIVERSIDADES FEDERAIS E FACEBOOK: CENÁRIO BRASILEIRO E PERTINÊNCIA PARA A GESTÃO PÚBLICA

Autores(as):
  • Kemerson Cantero de Campos

    Campos, Kemerson Cantero de

  • Carla Fabiana Costa Calarge

    Calarge, Carla Fabiana Costa

DOI
10.37885/220308325
Publicado em

01/05/2022

Páginas

217-231

Capítulo

16

Resumo

Este estudo visa analisar o impacto da rede social Facebook a partir das páginas das UniversidadesFederais (UFS) brasileiras. A ascensão das redes sociais virtuais despertou um novo meio de comunicação a serutilizado para fins de Marketing, diversas instituições e pessoas as utilizam para promover suas marcas eprodutos, o Facebook é a rede social virtual com maior destaque neste ponto. Porém para as instituiçõespúblicas Brasileiras o marketing nas redes sociais pode possuir uma abrangência maior que apenas estimular acompra e venda de produtos, pode também estimular a comunicação entre o governo e a sociedade, estimular oacompanhamento das ações dos agentes públicos, entre outros. Habitualmente o Governo Federal Brasileiroutiliza os canais tradicionais de comunicação para divulgação de suas ações, como rádio, televisão, jornais erevistas, porém parece estar se inserindo de forma mais ostensiva nas redes sociais virtuais. A escolha derealizar o estudo a partir da observação do Facebook está relacionada a pontos como o seu expressivo númerode usuários cadastrados, sendo a rede social virtual com mais usuários no mundo, o mesmo desempenhoencontrado no Brasil, ademais o Facebook disponibiliza ferramentas que auxiliam a execução de projetos demarketing e de acompanhamento das mesmas. Por não ser possível observar por completo as inúmerasinstituições públicas Federais, este estudo foi realizado com o foco na participação no Facebook dasUniversidades Federais Brasileiras, por se tratarem de instituições estratégicas que por suas característicaspromovem a inovação em diversas áreas. Foi realizado um estudo documental e bibliográfico que demostrou oFacebook como um canal de potencial ainda não explorado por todas as Universidades Federais Brasileiras,onde algumas instituições possuem uma participação ativa, porém subutilizado por outras e até mesmoinutilizado por parte delas.

Palavras-chave

Universidades, Facebook, Gestão pública, Educação

Autor(a) Correspondente
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