UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA DE SAMBA, ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DE PERTENCIMENTO COMUNITÁRIO

Code: 201102346
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Título

UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA DE SAMBA, ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DE PERTENCIMENTO COMUNITÁRIO

Autores(as):
  • Ramão Edonil Dauinheimer de Carvalho

    Carvalho, Ramão Edonil Dauinheimer de

  • Daniel Luciano Gevehr

    Gevehr, Daniel Luciano

DOI
10.37885/201102346
Publicado em

27/01/2021

Páginas

153-178

Capítulo

8

Resumo

Abordar aspectos de pertencimento assim como questões de identidade são temas que inferem no ideário sentimental das pessoas. Esta temática se amplifica quando verificado nas abrangências de uma escola de samba, ambiente social e cultural tipicamente brasileiro, que sedia eventos dos mais variados tipos. Esta abordagem e panorama apreciativo se expande principalmente quando a análise se dá numa perspectiva interdisciplinar no sentido amplo da palavra. Neste espaço de congraçamento, estão presentes todas as camadas do estrato social, independentemente de cor, credo, raça, etnia ou poder aquisitivo, só por este aspecto, o espectro analítico já se amplifica excepcionalmente. Neste ambiente multicultural, multiétnico e podemos enumerar muitos ‘multi-temas’, pois se trata de um local plural, amplamente democrático, onde ocorrem diversas atividades culturais, sociais, assistenciais, beneficentes e de inclusão. A escola de samba pode ser estudada e compreendida de diversas formas, uma vez que possui muitas características em seus desdobramentos sociais e artísticos e em seus resultados perante a comunidade. Desta forma, este trabalho visa discorrer sobre as propriedades gerais deste complexo espaço de representatividade e de pertencimento da cultura brasileira que se configurou com as peculiaridades fundantes do miscigenado Brasil.

Palavras-chave

Escola de samba. Cultura e identidade. Desenvolvimento.

Autor(a) Correspondente
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