UMA REVISÃO SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NEUROANATÔMICAS ENCONTRADAS EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Code: 230312523
48
0
Título

UMA REVISÃO SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NEUROANATÔMICAS ENCONTRADAS EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores(as):
  • Lucas Barroso Dos Santos

    Santos, LB

  • Laís Vidal Martins

    Martins, LV

  • Maria Clara Lima Senra Oliveira

    Oliveira, MCS

  • Tiago Do Amarante Paffaro

    Paffaro, TA

  • Bento João Abreu

    Abreu, BJ

  • Ernani Aloysio Amaral

    Amaral, EA

DOI
10.37885/230312523
Publicado em

30/04/2023

Páginas

176-185

Capítulo

15

Resumo

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento neurobiológico que geralmente se manifesta antes dos três primeiros anos de vida, e que é reconhecido, atualmente, como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os indivíduos que apresentam TEA possuem alterações na socialização, na cognição e na comunicação. Embora não se conheça nenhuma alteração morfológica que seja determinante para o desenvolvimento do TEA, algumas alterações estruturais no encéfalo têm sido identificadas em indivíduos com o transtorno, dentre as quais vale ressaltar as mais recorrentes: alterações no volume cerebral total, nas dimensões do corpo caloso e no volume do cerebelo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo abordar as alterações neuroanatômicas mais frequentes em indivíduos com TEA. Trata-se de uma revisão narrativa por meio de estratégia de busca nas bases de dados BVS, Google Acadêmico, Pubmed, ScienceDirect e Scielo, com inclusão das referências que possuíam disponibilidade de acesso ao texto completo. A análise da literatura indica que o aumento de volume cerebral total em indivíduos com TEA pode desencadear alterações funcionais na comunicação, embora tal acometimento se manifeste em diferentes graus e o desempenho em algumas tarefas seja essencialmente normal. Além disso, a diminuição no tamanho e no volume do corpo caloso possui relação com alguns défices comportamentais, motores e não-motores. Por sua vez, as alterações cerebelares podem determinar comprometimento comportamental, à medida que se relacionam com a disfunção sensorial observada no TEA.

Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Volume Cerebral, Corpo Caloso, Cerebelo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.