UMA REVISÃO DE LITERATURA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA 3ª ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 221211582
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Título

UMA REVISÃO DE LITERATURA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA 3ª ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores(as):
  • Mônica Araújo da Silva

    Silva, Mônica Araújo

  • Alex Barros de Lima

    Lima, Alex Barros

  • Paulo César de Melo

    Melo, Paulo César

  • Elitânia da Silva Souza

    Souza, Elitânia da Silva

DOI
10.37885/221211582
Publicado em

31/01/2023

Páginas

174-187

Capítulo

12

Resumo

O uso de Metodologias Ativas vem ganhando destaque no cenário educacional por despertar nos alunos, um potencial mais criativo e crítico-reflexivo, motivando-os ainda mais para a descoberta do aprender. Tendo em vista essas potencialidades, este artigo objetiva apresentar e analisar o avanço de três metodologias ativas através de uma revisão de literatura: Sala de Aula Invertida – SAI, Aprendizagem Baseada de Problemas – ABP ou também conhecida pelo termo em inglês Problem Based Learning – PBL e Rotação por Estações – RpE. A escolha por estas metodologias se deram pela facilidade de entendimento de sua implementação e principalmente pelo baixo investimento financeiro para tira-las do papel. Durante a leitura dos artigos pudemos observar que os métodos ativos estão sendo utilizado como ferramenta pedagógica no processo educacional, com o intuito de potencializar o conhecimento dos educandos.

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Ensino de Química, Revisão de Literatura.

Autor(a) Correspondente
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