UMA REVISÃO DE LITERATURA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA 3ª ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mônica Araújo da Silva
Silva, Mônica Araújo
Alex Barros de Lima
Lima, Alex Barros
Paulo César de Melo
Melo, Paulo César
Elitânia da Silva Souza
Souza, Elitânia da Silva
31/01/2023
174-187
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TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: A INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLÓGICA EM PESQUISA
O uso de Metodologias Ativas vem ganhando destaque no cenário educacional por despertar nos alunos, um potencial mais criativo e crítico-reflexivo, motivando-os ainda mais para a descoberta do aprender. Tendo em vista essas potencialidades, este artigo objetiva apresentar e analisar o avanço de três metodologias ativas através de uma revisão de literatura: Sala de Aula Invertida – SAI, Aprendizagem Baseada de Problemas – ABP ou também conhecida pelo termo em inglês Problem Based Learning – PBL e Rotação por Estações – RpE. A escolha por estas metodologias se deram pela facilidade de entendimento de sua implementação e principalmente pelo baixo investimento financeiro para tira-las do papel. Durante a leitura dos artigos pudemos observar que os métodos ativos estão sendo utilizado como ferramenta pedagógica no processo educacional, com o intuito de potencializar o conhecimento dos educandos.
Metodologias Ativas, Ensino de Química, Revisão de Literatura.
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