UMA REFLEXÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUILÍBRIO QUÍMICO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Code: 210303959
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Título

UMA REFLEXÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUILÍBRIO QUÍMICO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores(as):
  • Cláudio Eduardo Rodrigues-Santos

    Rodrigues-Santos, Cláudio Eduardo

  • Maria Clara Ramalho Freitas

    Freitas, Maria Clara Ramalho

  • Jaqueline da Rocha

    Rocha, Jaqueline da

DOI
10.37885/210303959
Publicado em

01/07/2021

Páginas

60-83

Capítulo

5

Resumo

O tema equilíbrio químico tem inúmeras aplicações na ciência, e ainda é um desafio de aprendizagem, tanto para alunos do ensino médio quanto para os alunos do primeiro ano do curso superior que tenha em sua grade o tema a ser estudado. A proposta do trabalho presente é apresentar e discutir alguns exemplos importantes que envolve o tema equilíbrio químico em assuntos sensíveis a sociedade como: saúde, meio ambiente e agricultura. Outra característica do manuscrito é a indicação de vídeos curtos disponibilizados na plataforma Youtube para elucidar um determinado ponto de discussão. O trabalho também se apropria de um certo formalismo matemático oriundo do ensino médio, de tal forma que expõe um número significativo de gráficos, com o intuito de embasar os conceitos. Alguns conceitos ligados ao equilíbrio químico como: reversibilidade e espontaneidade são apresentadas de forma breve. E por último, não por acaso, discutiu-se aspectos entre equilíbrio químico e cinética com suas ponderações. Desta forma houve a possibilidade de explorar diversos exemplos de algumas áreas tornando o trabalho interdisciplinar.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Ensino, Equilíbrio Químico.

Autor(a) Correspondente
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