UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BLENDED LEARNING PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS SUPERIORES

Code: 201001821
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Título

UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BLENDED LEARNING PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS SUPERIORES

Autores(as):
  • Elizeu Barroso Alves

    Alves, Elizeu Barroso

  • Elaine Cristina Hobmeir

    Hobmeir, Elaine Cristina

  • Elton Ivan Schneider

    Schneider, Elton Ivan

  • Vanessa Estela Kotovicz Rolon

    Rolon, Vanessa Estela Kotovicz

DOI
10.37885/201001821
Publicado em

10/12/2020

Páginas

322-345

Capítulo

17

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma proposta de implementação da ferramenta BMG Canvas (Busineess Model Generation), como meio de viabilidade para o blended learning - aprendizagem hibrida - aplicado a Educação à distância (EaD), no curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior, sendo este o objeto de estudo. O trabalho está organizado de forma a explanar EaD desde sua organização curricular e sua mutação por meio das novas tecnologias, sendo seguida pela proposta do uso do blended learning operacionalizado através do flipped classroom. O artigo traz como métodos algumas releituras de possibilidades ferramentais tanto para o ensino à distância. Como resultado, este artigo apresenta como o uso do BMG Canvas pode oportunizar que os alunos saltem do conhecimento passivo para o ativo, ou seja, um aluno capaz de construir o conhecimento de forma interdisciplinar. Discute-se ainda, a construção de um conhecimento efetivo através de processos de ensino e aprendizagem no sentido de apresenta-lo como sendo parte de uma comunidade de práticas.

Palavras-chave

educação a distância; blended learning; comunidade de práticas, BMG Canvas.

Autor(a) Correspondente
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