UMA EXPERIENCIA EM ENSINO DE PROGRAMAC¸ÃO DE COMPUTADORES COM ALUNOS DA REDE PUBLICA USANDO A LINGUAGEM SCRATCH
Wendell Bento Geraldes
Geraldes, Wendell Bento
Ernane Rosa Martins
Martins, Ernane Rosa
Ulisses Rodrigues Afonseca
Afonseca, Ulisses Rodrigues
28/04/2021
263-273
19
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: TECNOLOGIAS EMERGENTES EM COMPUTAÇÃO - VOLUME 2
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre um curso de extensão em programação de computadores utilizando a linguagem Scratch. O curso foi realizado no Instituto Federal de Goiás campus Luziânia, com base nos planos de ensino do portal Programae! e também na iniciativa Code Club ´Brasil. Um questionário foi aplicado no inicio e no final do curso para avaliar o grau de desenvolvimento da capacidade dos estudantes em resolver problemas. Os resultados não mostraram uma diferença significativa no numero de erros e acertos do primeiro para o segundo questionário. No entanto uma analise mais detalhada mostra um aumento na capacidade de resolução de problemas lógicos e gramaticais. Os estudantes mostram também um forte interesse em continuar os estudos em programação de computadores.
Scratch, programação
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.