UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE MESTRADO EM ANGOLA

Code: 201202545
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Título

UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE MESTRADO EM ANGOLA

Autor(a):
  • José Luiz Magalhães de Freitas

    Freitas, José Luiz Magalhães de

DOI
10.37885/201202545
Publicado em

04/02/2021

Páginas

465-476

Capítulo

29

Resumo

Este texto traz o relato de uma experiência numa disciplina denominada Didática da Análise Matemática, ministrada em 2019, num curso mestrado em Ciências da Educação na especialidade Ensino de Matemática, em Sumbe – Angola. Nela foram abordados os seguintes conteúdos: aspectos epistemológicos e didáticos do conjunto dos números reais e sua construção teórica, funções reais, limite e continuidade de funções reais, derivadas e algumas aplicações e generalizações. A disciplina foi ministrada durante duas semanas e nas aulas havia uma parte de exposição dialogada usando o quadro e o projetor data show. Também foram desenvolvidas atividades individuais e em pequenos grupos. Os conteúdos eram apresentados por meio de questionamentos e discussões envolvendo aspectos matemáticos, epistemológicos e didáticos, por meio de discussões teóricas e atividades práticas. Para algumas atividades realizadas em sala as produções eram recolhidas para serem avaliadas e comentadas na aula seguinte. A avaliação da disciplina pelos alunos superou as expectativas.

Palavras-chave

Análise Matemática. Ensino de Matemática. Didática. Angola

Autor(a) Correspondente
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