UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE MAPA CONCEITUAL SOBRE O TEMPO GEOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Joany Da Costa Viana
VIANA, J. C.
Mateus César Araújo Pestana
PESTANA, M. C. A.
Maria Heloísa Carvalho Da Silva
SILVA, M. H. C.
Jeovana Da Costa Viana
VIANA, J. C.
Suzane Viana Monteles
MONTELES, S. V.
Matheus Da Silva Oliveira
OLIVEIRA, M. S.
29/12/2022
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EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA - VOLUME 2
O mapa conceitual é um arranjo gráfico que tem a função de organizar ideias, informações e conceitos. Eles são estruturados de forma harmônica em um conjunto de proposições que dão sentido entre a relação conceito e significado. A proposta deste relato é apresentar uma experiência de uma atividade pedagógica sobre o Tempo Geológico com uso de um mapa conceitual, realizada com alunos do 3º ano em uma escola de Chapadinha - MA, por bolsistas do programa PIBID/CAPES. A referida atividade foi desenvolvida de forma remota, via Google Meet e WhatsApp, em consequência da pandemia de COVID-19, em quatro turmas compostas por 180 alunos ao todo. De modo geral, a participação dos alunos quanto a utilização dos mapas conceituais para o ensino do tempo geológico foi positiva e com isso, foram alcançados os objetivos e expectativas quanto a produção, apresentação e a utilização desse tipo de ferramenta metodológica. Logo, torna-se importante enfatizar que haja a continuidade do programa e suas atividades a fim de proporcionar a aproximação prática dos licenciandos com o cotidiano das escolas públicas de educação básica com o contexto de formação inicial.
Mapa conceitual, PIBID, Tempo geológico.
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