UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE MAPA CONCEITUAL SOBRE O TEMPO GEOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Code: 221111120
5
0
Título

UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE MAPA CONCEITUAL SOBRE O TEMPO GEOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores(as):
  • Joany Da Costa Viana

    VIANA, J. C.

  • Mateus César Araújo Pestana

    PESTANA, M. C. A.

  • Maria Heloísa Carvalho Da Silva

    SILVA, M. H. C.

  • Jeovana Da Costa Viana

    VIANA, J. C.

  • Suzane Viana Monteles

    MONTELES, S. V.

  • Matheus Da Silva Oliveira

    OLIVEIRA, M. S.

DOI
10.37885/221111120
Publicado em

29/12/2022

Páginas

21-29

Capítulo

2

Resumo

O mapa conceitual é um arranjo gráfico que tem a função de organizar ideias, informações e conceitos. Eles são estruturados de forma harmônica em um conjunto de proposições que dão sentido entre a relação conceito e significado. A proposta deste relato é apresentar uma experiência de uma atividade pedagógica sobre o Tempo Geológico com uso de um mapa conceitual, realizada com alunos do 3º ano em uma escola de Chapadinha - MA, por bolsistas do programa PIBID/CAPES. A referida atividade foi desenvolvida de forma remota, via Google Meet e WhatsApp, em consequência da pandemia de COVID-19, em quatro turmas compostas por 180 alunos ao todo. De modo geral, a participação dos alunos quanto a utilização dos mapas conceituais para o ensino do tempo geológico foi positiva e com isso, foram alcançados os objetivos e expectativas quanto a produção, apresentação e a utilização desse tipo de ferramenta metodológica. Logo, torna-se importante enfatizar que haja a continuidade do programa e suas atividades a fim de proporcionar a aproximação prática dos licenciandos com o cotidiano das escolas públicas de educação básica com o contexto de formação inicial.

Palavras-chave

Mapa conceitual, PIBID, Tempo geológico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.