UMA BREVE ANÁLISE DAS MUDANÇAS NA POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA A PARTIR DA CRÍTICA DE DARDOT E LAVAL
Erika Mara Nogueira de Santana Ticle
Ticle, Erika Mara Nogueira de Santana
Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack
Gustavo Costa de Souza
Souza, Gustavo Costa de
10/02/2021
384-396
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O presente estudo pretende demonstrar a relevância da compreensão das interferências neoliberais em instrumentos de organização educacional, interferências estas promovidas através de bases curriculares unificadoras de conteúdos, fundamentadas na concepção pedagógica construtivista. Para tanto, utilizamos uma abordagem de revisão de literatura, a partir da obra de Dardot e Laval (2016) e da crítica sobre as influências neoliberais sobre as reformas curriculares da Nova Zelândia, ocorridas em 2007. Da análise observa-se a adesão da política pública da educação básica brasileira na ordem neoliberal internacional a partir da implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O estudo proporcionou ampliação do conhecimento teórico sobre o tema e um ponto de apoio para se observar, comparativamente, a mediação neoliberal no contexto educacional brasileiro, acompanhando uma tendência global observável em diversos países do mundo. A pesquisa contribui com estudos que buscam soluções aos problemas públicos da educação escolar brasileira, na compreensão do caminho adotado na implantação da BNCC brasileira, vinculada à racionalidade neoliberal e pode servir como estímulo à formulação de alternativas aos padrões neoliberais em nossas escolas.
Neoliberalismo, Base Nacional Comum Curricular, Ensino
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