UMA ANÁLISE SOBRE O ENTRELAÇAMENTO ENTRE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO
Fabrizia Mirandade Alvarenga Dias
Dias, Fabrizia Miranda de Alvarenga
Daniele Fernandes Rodrigues
Rodrigues, Daniele Fernandes
Carlos Henrique Medeiros de Souza
Souza, Carlos Henrique Medeiros de
29/09/2020
250-262
21
Em uma visão piagetiana expressada de forma sucinta, o desenvolvimento cognitivo é um processo de construção que se dá na interação entre o organismo e o meio. Nesta perspectiva, o meio deve estimular a aquisição de funções cognitivas que serão pré-requisitos para a aprendizagem escolar, ou seja, os estímulos externos e internos são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e seu processo de aprendizagem, assim como, os fatores orgânicos e emocionais. Dessa forma, este trabalho pretende abordar os conceitos de Memória e Aprendizagem, analisando o entrelaçamento entre os processos e demonstrando a relevância desta análise na vida escolar de uma criança com dificuldades de aprendizagem. A metodologia envolve um estudo de caso, pautado por uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo. Para tanto, a pesquisa teve como fonte de dados: Observações diárias, Testes, Intervenções, Artigos e Bibliografias recentes. Mediante a análise dos dados, concluiu-se que para haver um bom aproveitamento e melhor desempenho escolar do sujeito com dificuldades de aprendizagem, é preciso que os níveis de atenção e ansiedade estejam apropriados no momento da realização das tarefas propostas, que os métodos de aprendizagem sejam motivadores e coerentes ao estado emocional da criança. Sendo assim, o sujeito, apesar de suas dificuldades, terá mais chances de apresentar melhores resultados escolares.
Aprendizagem, Atenção, Memória, Motivação
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.