UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVASF DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Code: 210705279
4
2
Título

UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVASF DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores(as):
  • Carla Verônica Leal de Melo

    Melo, Carla Verônica Leal de

  • Kliver Lamarthine Alves Confessor

    Confessor, Kliver Lamarthine Alves

DOI
10.37885/210705279
Publicado em

30/07/2021

Páginas

155-166

Capítulo

11

Resumo

A pandemia do novo coronavírus impôs a todos o isolamento social para conter uma crise de saúde pública mundial. Nesse cenário, o home office se tornou a alternativa para que o trabalho continuasse, inclusive nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. O objetivo desse estudo é compreender as principais dificuldades vivenciadas pelos orientadores de projetos de iniciação científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco no desenvolvimento desses projetos em meio à pandemia do coronavírus. No que se refere ao método, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, uma vez que buscou descrever as principais dificuldades encontradas na orientação dos projetos durante a pandemia, tendo sido aplicado questionário online com coleta de dados. Como resultado, os dados demonstraram que 76,2% dos respondentes sentiram dificuldades em orientar projetos durante a pandemia, em decorrência do isolamento social. Além disso, alguns aspectos positivos foram levantados pelos orientadores a respeito da orientação de projetos durante a pandemia, como proatividade e independência do aluno e a comunicação mais rápida via internet. Como conclusão, depreende-se que houve dificuldades em desenvolver orientação de projetos e as atividades práticas foram as mais prejudicadas no contexto da orientação remota. Apesar da dificuldade, há pontos positivos da orientação remota, sendo necessário um estudo voltado ao alunos para compreender a orientação de projetos de iniciação científica de forma remota sob a perspectiva dos estudantes.

Palavras-chave

Pandemia, Home office, Orientação, Iniciação científica, Pesquisa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.