UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO PRESENTE EM PROVAS DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS – SAETO DO 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 210303488
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Título

UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO PRESENTE EM PROVAS DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS – SAETO DO 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Severino Roberto de Lima

    Lima, Severino Roberto de

  • Wander Alberto José

    José, Wander Alberto

  • Idemar Vizolli

    Vizolli, Idemar

DOI
10.37885/210303488
Publicado em

02/06/2021

Páginas

499-512

Capítulo

32

Resumo

Este estudo se configura como parte de uma pesquisa de Mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins – UFT, teve por objetivo analisar o conteúdo de fração que se faz presente em questões de Matemática nas provas do 5º ano do Ensino Fundamental do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (SAETO). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se fez uso de consulta bibliográfica, e documental. As análises inspiram-se na teoria dos registros de representação semiótica de Duval, nos significados de fração e nas características das quantidades proposto por Nunes et al. Neste trabalho foram analisadas quatro questões do SAETO que tratam do conteúdo de fração, as quais estão expressas em linguagem materna, alfabética, sistema monetário, números fracionários, decimais e porcentagem; também fazem uso de quantidades discretas, contínuas e extensivas; utilizam os significados relação parte-todo, quociente e operador multiplicativo. Observou-se ainda que grande parte das questões tratam do significado parte-todo. Portanto, considera-se de fundamental importância a utilização do conteúdo de fração, uma vez que ele integra o currículo escolar, estar presente nos livros didáticos e é recomendado pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Recomenda-se que este conteúdo seja trabalhado de maneira diversas no cotidiano dos estudantes, no espaço escolar e, principalmente, na sala de aula, o que demanda dos professores, o conhecimento dos aspectos supramencionados.

Palavras-chave

Educação; Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins; Matemática; Fração.

Autor(a) Correspondente
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