UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA ENSINAR O CONCEITO DE SOLUBILIDADE NO ENSINO MÉDIO

Code: 231114982
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Título

UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA ENSINAR O CONCEITO DE SOLUBILIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Rafael Aparecido Carvalho Souza

    Carvalho Souza, Rafael Aparecido

  • Cleiton Policarpo Martins Da Silva

    da Silva, Cleiton Policarpo Martins

DOI
10.37885/231114982
Publicado em

30/12/2023

Páginas

412-421

Capítulo

31

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

A solubilidade de compostos orgânicos é um conceito fundamental na química, essencial para compreender as propriedades e comportamentos das substâncias orgânicas. Isso é particularmente relevante para estudantes do ensino médio, pois estabelece uma base sólida para entender reações químicas, identificar compostos e reconhecer suas aplicações práticas. A solubilidade de compostos orgânicos desempenha um papel fundamental em várias aplicações práticas, incluindo na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de produtos químicos, na formulação de medicamentos e na análise de amostras. Alunos que dominam esse conceito têm uma base sólida para estudos futuros em química e uma melhor compreensão da presença da química em suas vidas diárias. Assim, um experimento prático focando nas propriedades gerais dos compostos orgânicos, com ênfase na polaridade, solubilidade e forças intermoleculares deve facilitar a compreensão desses conceitos. Assim, esse capítulo de livro fornece uma abordagem prática para ensinar o conceito de solubilidade no ensino médio.

Palavras-chave

Ensino de Química, experimentação química, química orgânica, solubilidade.

Autor(a) Correspondente
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