UMA ABORDAGEM FUZZY PARA O DESEMPENHO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Code: 230312267
10
0
Título

UMA ABORDAGEM FUZZY PARA O DESEMPENHO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Gustavo Cavani Teles Da Silva

    Silva, Gustavo Cavani Teles da

  • Camila Lunetta

    Lunetta, Camila

  • Magda Da Silva Peixoto

    Peixoto, Magda da Silva

  • Paulo César Oliveira

    Oliveira, Paulo César

DOI
10.37885/230312267
Publicado em

03/05/2023

Páginas

127-144

Capítulo

9

Resumo

Objetivo: Propor um modelo matemático baseado na Teoria dos Conjuntos Fuzzy para auxiliar o docente na tarefa de avaliação das aprendizagens discentes. Métodos: Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e mensurar o desempenho discente pode ser uma tarefa complexa e subjetiva. Dessa forma, a Teoria dos Conjuntos Fuzzy, por meio de equações relacionais fuzzy, é uma ferramenta destacável para este processo. Resultados: A partir do cálculo de equações relacionais fuzzy foi possível obter o desempenho de cada aluno com os respectivos graus de pertinência de três diferentes menções (Insuficiente, Regular e Bom). Conclusão: Dessa maneira, este modelo pretende ser uma ferramenta para auxiliar o professor na tarefa de avaliação das aprendizagens discentes.

Palavras-chave

avaliação; conjuntos fuzzy; relações fuzzy

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.