UMA ABORDAGEM FUZZY PARA O DESEMPENHO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Gustavo Cavani Teles Da Silva
Silva, Gustavo Cavani Teles da
Camila Lunetta
Lunetta, Camila
Magda Da Silva Peixoto
Peixoto, Magda da Silva
Paulo César Oliveira
Oliveira, Paulo César
03/05/2023
127-144
9
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA MATEMÁTICA
Objetivo: Propor um modelo matemático baseado na Teoria dos Conjuntos Fuzzy para auxiliar o docente na tarefa de avaliação das aprendizagens discentes. Métodos: Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e mensurar o desempenho discente pode ser uma tarefa complexa e subjetiva. Dessa forma, a Teoria dos Conjuntos Fuzzy, por meio de equações relacionais fuzzy, é uma ferramenta destacável para este processo. Resultados: A partir do cálculo de equações relacionais fuzzy foi possível obter o desempenho de cada aluno com os respectivos graus de pertinência de três diferentes menções (Insuficiente, Regular e Bom). Conclusão: Dessa maneira, este modelo pretende ser uma ferramenta para auxiliar o professor na tarefa de avaliação das aprendizagens discentes.
avaliação; conjuntos fuzzy; relações fuzzy
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