UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E METODOLOGICA DOS CONTEÚDOS: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS E A ESTRUTURA ATÔMICA ATUAL

Code: 211006344
30
2
Título

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E METODOLOGICA DOS CONTEÚDOS: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS E A ESTRUTURA ATÔMICA ATUAL

Autores(as):
  • Sidne Rodrigues da Silva

    Silva, Sidne Rodrigues da

  • Adriana da Conceição Pinheiro Vieira

    Vieira, Adriana da Conceição Pinheiro

  • Antonio José Veloso Júnior

    Veloso Júnior, Antonio José

  • Aldemir da Guia Schalcher Pereira

    Pereira, Aldemir da Guia Schalcher

  • Nayra Salazar Rocha

    Rocha, Nayra Salazar

  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira

    Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher

DOI
10.37885/211006344
Publicado em

21/11/2021

Páginas

219-230

Capítulo

12

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa tem como finalidade a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC) como recurso didático e metodológico para a abordagem do conteúdo Fundamentos de Química Quântica especificamente ao que diz respeito a evolução dos modelos atômicos e a estrutura atômica atual visando proporcionar a graduandos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó a oportunidade de analisar, interpretar e argumentar sobre os impactos sociais e ambientais provenientes do desenvolvimento científico e tecnológico, a partir da contextualização dos conteúdos químicos desenvolvidos em sala de aula. Método: O método utilizado foi avaliado por meio de um questionário, buscando identificar indícios de melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos químicos abordados. Para tanto, a execução dessa proposta ocorreu em três momentos distintos, o primeiro consistiu na análise, e seleção dos TDC, o segundo na aplicação da proposta metodológica em sala de aula virtual para as discussões do conteúdo a partir dos recursos didáticos utilizados (TDC) e por último foi realizada uma análise dos dados obtidos com a aplicação de um questionário. Resultados: Os resultados encontrados nesta pesquisa permitem afirmar que a utilização de Textos de Divulgação Científica pode ajudar consideravelmente na compreensão de conteúdos ministrados na disciplina de Fundamentos de Química Quântica, tida como uma das disciplinas mais complexas de cursos de graduação em licenciatura em química. Conclusão: Tal constatação foi possível devido a análise das respostas dos discente ao questionário aplicado.

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem, Química quântica, Textos de Divulgação Científica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.