UM PÉ NO CAMPO E OUTRO NA CIDADE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS AO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO NA MESORREGIÃO DO LESTE GOIANO
Francilane Eulália De Souza
Souza, Francilane Eulália de
Cássia Betânia Rodrigues Dos Santos
Santos, Cássia Betânia Rodrigues dos
Gisele Leite Bibiano
Bibiano, Gisele Leite
08/03/2023
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TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DO ESTADO DE GOIÁS
Neste artigo refletimos sobre as causas e as consequências da constante diminuição e fechamento de escolas no território do campesinato goiano, especificamente na mesorregião do Leste Goiano. Partindo da pesquisa qualitativa, foi imprescindível o levantamento e análise de fontes secundárias (bibliográficas), a pesquisa quantitativa com os microdados do Censo Escolar do Estado de Goiás, disponível no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Utilizou-se também a pesquisa de campo que foi executada por meio dos instrumentos de coleta, mais precisamente, roteiro de entrevistas. A ausência da escola, por meio de diminuição e fechamento ocasiona à expulsão dos sujeitos do campo e principalmente dos mais jovens (crianças e adolescentes), tornando o território cada vez mais estéril de diversidade, de movimento e de vida.
Goiás, Campesinato, Fechamento de escolas no campo, Escola do campo.
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