UM PANORAMA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NO OLHAR DE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
Samara Celestino dos Santos
Santos, Samara Celestino dos
Thauane Bandeira de Brito
Brito, Thauane Bandeira
Rebeka Martins Florêncio de Sousa
Sousa, Rebeka Martins Florêncio de
Ana Clara Cassimiro Nunes
Nunes, Ana Clara Cassimiro
Giulyanne Maria Silva Souto
Souto, Giulyanne Maria Silva
Pamela Karina de Melo Góis
Góis, Pamela Karina de Melo
Lívia Silveira Duarte Aquino
Aquino, Lívia Silveira Duarte
Gertrudes Nunes de Melo
Melo, Gertrudes Nunes de
16/02/2022
692-705
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Objetivo: Buscou-se identificar o panorama curricular e metodológico da disciplina da Educação Física (EF) no ensino médio do Instituto Federal da Paraíba. Métodos: Caracteriza-se como estudo de campo de cunho qualitativo, no qual realizou-se uma entrevista com os professores de EF do Instituto Federal da Paraíba, bem como análise documental das ementas da disciplina nos diferentes Campi. Partindo disso, os dados foram constatados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Verificou-se que quanto à estrutura curricular, diversos campi apresentam informações repetidas e bastante semelhantes, independente do ano/série. Ao investigar sobre as abordagens pedagógicas utilizadas, a maioria dos professores afirma se embasar nas abordagens Crítico-superadora e Saúde renovada. Conclusão: Observou-se grande interesse dos docentes pela sistematização e programação de conteúdo dentro da EF que atenda de maneira singular todos os campi do IFPB, visto que isso auxilia na organização do ensino da disciplina tornando-a ainda mais eficaz, reconhecida e valorizada como todos os outros componentes curriculares da educação básica.
Educação Física, Ensino Médio, Matriz Curricular, Docentes.
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