UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO TERMO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Code: 210102908
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Título

UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO TERMO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Eloisa Rosotti Navarro

  • Maria do Carmo de Sousa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210102908
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    434-447

    Capítulo

    26

    Resumo

    Este trabalho é parte de uma tese de doutorado, no qual serão apresentados os resultados de uma análise na perspectiva lógico-histórica sobre o uso do termo pensamento computacional na Educação Matemática. Argumentar-se-á de forma cronológica (histórica) as diferentes abordagens do termo para pesquisadores, desde Papert até os dias atuais. E, embora fique explícito sua expansão no Brasil, como em outros países, mostrar-se-á de forma lógica que ainda não se tem um consenso sobre o que vem a ser o pensamento computacional, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em alguns currículos. Assim, findar-se-á com a ideia de que o pensamento computacional é apenas linguagem de programação ou uso do computador (máquina). Mas, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, pode ser considerado como um instrumento para explorar e viver no mundo.

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    Palavras-chave

    Um estudo sobre o movimento Lógico-histórico do termo Pensamento Computacional na Educação Matemática

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