UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO TERMO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Code: 210102908
73
17
Título

UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO TERMO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Eloisa Rosotti Navarro

    Navarro, Eloisa Rosotti

  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, Maria do Carmo de

DOI
10.37885/210102908
Publicado em

04/02/2021

Páginas

434-447

Capítulo

26

Resumo

Este trabalho é parte de uma tese de doutorado, no qual serão apresentados os resultados de uma análise na perspectiva lógico-histórica sobre o uso do termo pensamento computacional na Educação Matemática. Argumentar-se-á de forma cronológica (histórica) as diferentes abordagens do termo para pesquisadores, desde Papert até os dias atuais. E, embora fique explícito sua expansão no Brasil, como em outros países, mostrar-se-á de forma lógica que ainda não se tem um consenso sobre o que vem a ser o pensamento computacional, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em alguns currículos. Assim, findar-se-á com a ideia de que o pensamento computacional é apenas linguagem de programação ou uso do computador (máquina). Mas, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, pode ser considerado como um instrumento para explorar e viver no mundo.

Palavras-chave

Um estudo sobre o movimento Lógico-histórico do termo Pensamento Computacional na Educação Matemática

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.