UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 221010481
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Título

UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Rita De CÁssia Dos Santos

    Dos Santos, Rita De CÁssia

  • Magna Cecília Sobral Silva

    Silva, Magna Cecília Sobral

DOI
10.37885/221010481
Publicado em

01/12/2022

Páginas

110-125

Capítulo

8

Resumo

O presente estudo analisa as práticas pedagógicas dos professores com alunos-leitores, nos 4º, 5° e 6º anos, do ensino fundamental, na escola pública, no município de Carmópolis, em Sergipe. Pois é através da prática da leitura, que é possível testar valores e experiências com os outros, a leitura é um dos principais instrumentos onde o indivíduo constrói seu conhecimento, porque ao despertar o prazer pela leitura, os educandos consequentemente aprendem a exercer a cidadania. As práticas foram aplicadas em um grupo de alunos e seus resultados foram avaliados paralelamente. A pesquisa evidenciou a importância do papel do professor enquanto leitor e mediador, como também foi possível observar a evolução da prática de leitura dos alunos pesquisados. A pesquisa justifica-se pela relevante contribuição ao trazer para o debate e análise dos sujeitos alunos e professores, a partir do papel que ambos exercem na construção do leitor, reforçando a máxima de que a educação é uma via de mão dupla. Sabe-se que a criança quando estimulada a ler desde pequena, ela é beneficiada em diversos sentidos, dentre esses: aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, desenvolve a criatividade, a imaginação, adquire e absorver melhor sua cultura. É uma pesquisa básica, quali-quanti, bibliográfica, exploratória e descritiva. Na pesquisa de campo foi utilizado questionários e observação como ferramentas de coleta e análise de dados, a mesma foi realizada em duas instituições escolares municipais.

Palavras-chave

Aluno-leitor, Cidadania. Leitura, Práticas pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
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