UM ESTUDO DAS HABILIDADES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA AVALIADAS NO SAEB E NO PROALFA
UM ESTUDO DAS HABILIDADES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA AVALIADAS NO SAEB E NO PROALFA
Adriana Gonçalves de Almeida
Caroline Miranda Barroso
Josiane Aparecida Fernandes
Stella Maris Lemos Nunes
29/02/2024
97-105
6
Este artigo tem como objetivos analisar se as Matrizes de Referência (MR) do 2º ano do Ensino Fundamental (EF) utilizadas no SAEB e no PROALFA em 2019 avaliaram as mesmas habilidades matemáticas em seus testes cognitivos e verificar se essas habilidades são as mesmas preconizadas pela BNCC, no que tange ao eixo do conhecimento/unidade temática “Probabilidade e Estatística”. Para tal, foi realizada uma análise documental, comparativa, observando a terminologia utilizada, o número de habilidades e a classificação dessas habilidades em processos cognitivos. Tanto a análise comparativa entre as habilidades das avaliações em larga escala entre si quanto a análise da correspondência com a BNCC utilizaram os verbos de cada dimensão cognitiva do TIMSS. Constatou-se que o SAEB e a BNCC utilizam a mesma terminologia “Probabilidade e Estatística”, entretanto, o PROALFA organiza as habilidades relacionadas a esta unidade por meio do campo temático “Tratamento da Informação”. Em relação à quantidade de habilidades relacionadas à Probabilidade e Estatística, a MR do SAEB contempla mais habilidades do que a MR do PROALFA. Em relação aos eixos cognitivos, verificou-se um distanciamento existente entre as MR do SAEB e do PROALFA no eixo do conhecimento analisado. Concluiu-se que o SAEB e, especialmente o PROALFA, precisam melhor alinhar suas MR às normativas à BNCC, a fim de avaliarem o desempenho dos estudantes da forma mais aproximada possível do currículo escolar.
Ler mais...PROALFA, SAEB, BNCC, Matriz de Referência.
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