UM CORPO ESTRANHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA

Code: 210805920
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Título

UM CORPO ESTRANHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA

Autores(as):
  • Marciano Antonio da Silva

  • Allene Carvalho Lage

  • José Diêgo Leite Santana

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805920
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    272-279

    Capítulo

    18

    Resumo

    A sociedade ocidental moderna cria códigos que inscrevem nos corpos dos(as) sujeitos(as) o seu modo de existir. Cria-se uma ordem hierárquica e patriarcal que naturaliza para os homens o espaço público, símbolo do poder, e para as mulheres, o espaço doméstico. Os espaços escolares tornam-se extensão do doméstico e o professor homem na Educação Infantil torna-se corpo estranho. Esse corpo estranho, ao ocupar esse espaço, tensiona e problematiza normas de regularização e fixação de experiências, existências e modos de poder. A pesquisa tem como problema: quais os principais condicionantes que contribuem para o processo de estranhamento do professor homem no contexto da Educação Infantil? Objetivamos compreender os principais condicionantes que contribuem para o processo de estranhamento do professor homem no contexto da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Por meio da seguinte investigação chegamos a perceber o quanto que as instituições modernas operam em lógicas sexistas, de binarismos e de redução de formas outras de existências. Para desestabilizar essas noções dadas e a apriorísticas, o corpo deve reconhecer-se como um algo possível, provocativo e ativo na construção de mundo.

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    Palavras-chave

    Corpo, Docência, Educação Infantil.

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