UBS EM CENA: IMERSÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA
Lais Mercer Coblinski
Coblinski, Lais
Virginia Xavier Wrublevski
Wrublevski, Virginia
Eduardo Luis Barcella
Barcella, Eduardo
Zilá Ferreira Dias Gonçalves Dos Santos
dos Santos, Zilá
Rosele Ciccone Paschoalick
Paschoalick, Rosele
29/12/2022
200-206
16
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA - VOLUME 3
No início do milênio, ganhou notoriedade um modelo de saúde centrado na pessoa (medidas de prevenção de doenças,promoção de saúde e compreensão do processo de saúde e adoecimento individual). Nesse contexto, surge a série “Unidade Básica” (UB) focando em representar tal modelo, dramatizando aspectos corriqueiros da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira. Este trabalho buscou avaliar a abordagem utilizada pelo projeto de extensão (PE) e seu impacto no conhecimento a respeito de temas relacionados à APS, além de analisar a percepção da abordagem curricular de tais temas. Trata-se de uso pedagógico do conteúdo dramatúrgico em PE da FEMPAR “UBS em Cena”, que promoveu encontros virtuais, no primeiro semestre/2020, em que acadêmicos assistiram episódios da série UB e discutiram seus conteúdos, com interação entre alunos e profissionais, visando expandir conhecimentos sobre APS. Aplicou-se questionário aos 20 alunos do PE, via Google Formulário, para avaliar a metodologia de ensino utilizada. Os alunos relataram, no formulário, um aumento pelo interesse no tema APS. 100% julgou que o PE alterou sua perspectiva e pré-conceitos sobre atendimentos na APS. 80% relatou que, mesmo quando já expostos a informações semelhantes em atividades curriculares, o PE expandiu conhecimentos acerca do Sistema Único de Saúde. 95% problematizaram o conteúdo do currículo acadêmico, indicando falta de contextualização prática do tema, como a da série. 100% consideraram abordagem virtual, com uso de mídias, válida no processo de aprendizado sobre temáticas práticas, no período de pandemia. Em conclusão, o uso da série UB, juntamente à abordagem virtual, são válidos como alternativa aos conteúdos práticos na pandemia, pois proporcionaram aprofundamento dos conhecimentos relacionados à APS e aumento do interesse dos acadêmicos em tal, além da mídia digital também servir como um entretenimento. É possível inferir que o aproveitamento das atividades curriculares relacionadas à APS não está satisfatório, havendo necessidade de otimização.
Aprendizado a distância, Atenção primária à saúde, Centros de saúde, Covid-19.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.