TRILHANDO “VELHOS” E “NOVOS” CAMINHOS: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (REVISÃO INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES DO ENEQ)
Elizângela Barroso Vila Nova
Vila Nova, Elizângela Barroso
Aldilene Lima Coelho
Coelho, Aldilene Lima
21/11/2021
186-218
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No contexto atual, muito se tem mencionado acerca de metodologias que auxiliem os professores no processo de ensino e aprendizagem, principalmente devido o momento pandêmico, o qual exigiu que os professores trabalhassem com metodologias que simultaneamente aproximasse o aluno da escola e o mantivesse protegido pelo distanciamento social. As metodologias ativas enquanto ferramentas que buscam auxiliar o trabalho dos docentes dentro e fora da sala de aula, devem ser diversificadas, dinâmicas e realizáveis, podendo ser fomentadas ou não pelas tecnologias digitais. Estas metodologias possibilitaram a manutenção de objetivos educacionais e afetivos com os alunos, mesmo em contextos adversos, como este que vivenciamos. Este estudo buscou investigar a utilização de metodologias ativas no ensino de Química na educação básica, tendo em vista o ensino colaborativo a partir de uma revisão integrativa, apontando os principais desafios encontrados pelos docentes na sua utilização. Como procedimentos metodológicos foi realizada a revisão integrativa e para levantamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo a partir das publicações do Encontro Nacional de educação em Química (ENEQ) dos anos de 2016 e 2018. A partir das publicações foi possível detectar as metodologias ativas utilizadas, indicando os contratempos enfrentados pelos docentes para sua aplicação. Nessa ocasião, percebeu-se que apesar de algumas dificuldades no uso das metodologias, elas facilitaram e auxiliaram o ensino aprendizagem melhorando essencialmente as relações interpessoais no ambiente educacional. Concluiu-se que o uso das metodologias na abordagem ativa, não garantem exclusivamente um aprendizado expressivo e, tampouco, representam a solução para os problemas na educação, no entanto, confirmaram-se como valiosas ferramentas diversificadas, motivadoras e colaborativas das quais os docentes fizeram uso, na perspectiva de trazer para o ensino de Química, um caráter prazeroso, estimulante e predisposto à construção do conhecimento de forma proativa e significante.
Metodologias ativas, Ensino de Química, Educação Básica, Formação docente continuada.
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