TRICOTANDO OS VASOS SANGUÍNEOS – PRÁTICA APLICADA À ANATOMIA PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Code: 220910336
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Título

TRICOTANDO OS VASOS SANGUÍNEOS – PRÁTICA APLICADA À ANATOMIA PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Celina Almeida Furlanetto Mançanares

    MANÇANARES, C. A. F.

  • Ana Flávia De Carvalho

    CARVALHO. A. F.

  • Amanda Curcio De Lima Lima

    LIMA, A. C.

DOI
10.37885/220910336
Publicado em

31/10/2022

Páginas

203-216

Capítulo

18

Resumo

Introdução. Unidade de estudo em Anatomia Humana é desenvolvida nos três primeiros módulos da graduação em enfermagem. No laboratório, além de peças anatômicas formolizadas, a anatomia é estudada por meio de moldes de resinas, massas de modelar, isopor, argila dentre outros, criados e confeccionados pelos próprios estudantes. Objetivos. Propiciar a construção do conhecimentos, habilidades e atitudes quanto à estruturação anatômica macroscópica do Sistema Cardiovascular, aplicada a rotina do enfermeiro. Método. Foram utilizados para a maquete lã vermelha e azul, cola, base de papelão cartolina ou isopor e um roteiro dos principais vasos sanguíneos. Após o desenho do corpo humano, foi inserido o molde do coração na posição anatômica e partindo da aorta seguiram o circuito do sangue arterial utilizando as principais artérias que seguem para a cabeça, membros superiores, tórax, abdome, pelve e membros inferiores. Foi realizada via formulário Google, sem identificação dos estudantes (Ofício circular n. 17/2022 sobre resolução n. 510 de 2016). Resultados. Os alunos fotografaram suas maquetes e produziram um manual e cartilha dos principais vasos sanguíneos utilizados para punção para fins diagnósticos, terapêuticos, hemoterápicos e hemodinâmicos. A pesquisa com os estudantes mostrou alto grau de satisfação pela metodologia de aula utilizada. Conclusão. Com domínio de conteúdo, planejamento da aula e utilização de metodologia apropriada e inovadora, podemos transformar o saber em algo prazeroso. Esta metodologia mostrou aos acadêmicos a importância da inovação nos processos de ensino e aprendizagem, estimulando assim a relação teoria-prática, por meio da integração dos conteúdos, construindo o conhecimento.

Palavras-chave

Anatomia, inovação, Sistema cardiovascular, Maquete.

Autor(a) Correspondente
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