TRIAGEM SENSORIAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Lucieny Almohalha
Almohalha, Lucieny
Bruna Soares Ferreira
Ferreira, Bruna Soares
Camila de Freitas Oliveira
Oliveira, Camila de Freitas
Luciane Aparecida Pascucci de Sande Souza
Souza, Luciane Aparecida Pascucci de Sande
16/02/2022
653-668
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Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e envolve mudanças físicas, sensoriais, percepto-cognitivas, socioemocionais e comportamentais. Objetivo: Estruturar e testar uma triagem sensorial capaz de verificar Transtornos do Processamento Sensorial em crianças com características diagnósticas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir dos 6 anos de idade. Métodos: Estudo transversal qualitativo e quantitativo realizado no Ambulatório Central de Pediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uma triagem sensorial foi estruturada pelas autoras, sendo composto por um questionário intitulado “Questionário de Triagem Sensorial”. Este foi desenvolvido de acordo com a Classificação dos Transtornos de Processamento Sensorial do livro “Intervenções da Terapia Ocupacional” e aplicado entre abril e junho de 2016, com crianças que obedeciam aos critérios de inclusão e com seus responsáveis legais. Resultados: De uma amostra inicial de 17 crianças participaram 9 delas, juntamente com seus responsáveis. As crianças incluídas eram do sexo masculino com média de idade de 8 anos, cursando do 1° ao 6° ano e em uso de metilfenidato. A partir do Teste de Correlação de Spearman verificou-se que foram poucas as correlações entre as respostas das crianças e a dos responsáveis. Dessa forma, existiu correlação entre as respostas destes para o Transtorno da Postura e o Transtorno de Discriminação Sensorial da visão, audição, tato, gosto/cheiro e posição/movimento. Já pela pontuação e pelo percentual verificou-se maiores respostas para a Procura Sensorial e menores para a Hipo-resposta Sensorial. Conclusão: O questionário auxiliou na identificação de possíveis alterações referentes ao Processamento Sensorial em crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, favorecendo o direcionamento terapêutico.
Criança, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Comportamento.
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