TRIAGEM SENSORIAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Code: 211206994
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Título

TRIAGEM SENSORIAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores(as):
  • Lucieny Almohalha

    Almohalha, Lucieny

  • Bruna Soares Ferreira

    Ferreira, Bruna Soares

  • Camila de Freitas Oliveira

    Oliveira, Camila de Freitas

  • Luciane Aparecida Pascucci de Sande Souza

    Souza, Luciane Aparecida Pascucci de Sande

DOI
10.37885/211206994
Publicado em

16/02/2022

Páginas

653-668

Capítulo

54

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e envolve mudanças físicas, sensoriais, percepto-cognitivas, socioemocionais e comportamentais. Objetivo: Estruturar e testar uma triagem sensorial capaz de verificar Transtornos do Processamento Sensorial em crianças com características diagnósticas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir dos 6 anos de idade. Métodos: Estudo transversal qualitativo e quantitativo realizado no Ambulatório Central de Pediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uma triagem sensorial foi estruturada pelas autoras, sendo composto por um questionário intitulado “Questionário de Triagem Sensorial”. Este foi desenvolvido de acordo com a Classificação dos Transtornos de Processamento Sensorial do livro “Intervenções da Terapia Ocupacional” e aplicado entre abril e junho de 2016, com crianças que obedeciam aos critérios de inclusão e com seus responsáveis legais. Resultados: De uma amostra inicial de 17 crianças participaram 9 delas, juntamente com seus responsáveis. As crianças incluídas eram do sexo masculino com média de idade de 8 anos, cursando do 1° ao 6° ano e em uso de metilfenidato. A partir do Teste de Correlação de Spearman verificou-se que foram poucas as correlações entre as respostas das crianças e a dos responsáveis. Dessa forma, existiu correlação entre as respostas destes para o Transtorno da Postura e o Transtorno de Discriminação Sensorial da visão, audição, tato, gosto/cheiro e posição/movimento. Já pela pontuação e pelo percentual verificou-se maiores respostas para a Procura Sensorial e menores para a Hipo-resposta Sensorial. Conclusão: O questionário auxiliou na identificação de possíveis alterações referentes ao Processamento Sensorial em crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, favorecendo o direcionamento terapêutico.

Palavras-chave

Criança, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Comportamento.

Autor(a) Correspondente
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