TRIAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DIFERENTES EXTRATOS PREPARADOS A PARTIR DAS FOLHAS, FRUTOS E CAULES DE EUGENIA FLORIDA DC.

Code: 211106654
11
5
Título

TRIAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DIFERENTES EXTRATOS PREPARADOS A PARTIR DAS FOLHAS, FRUTOS E CAULES DE EUGENIA FLORIDA DC.

Autores(as):
  • Maria Clara Pereira Menezes

    Menezes, Maria Clara Pereira

  • Geraldo Alves da Silva

    Silva, Geraldo Alves da

  • Marcelo Aparecido da Silva

    Silva, Marcelo Aparecido da

  • Amanda Latércia Tranches Dias

    Dias, Amanda Latércia Tranches

  • Renan Gomes Bastos

    Bastos, Renan Gomes

  • Maria Isabel Batista Pinto

    Pinto, Maria Isabel Batista

  • Letícia Doné Pagani

    Pagani, Letícia Doné

  • Roseane Lima Reis

    Reis, Roseane Lima

DOI
10.37885/211106654
Publicado em

01/05/2022

Páginas

148-157

Capítulo

11

Resumo

A fitoterapia é uma área da Terapêutica que engloba tanto o uso popular como o científico deplantas medicinais, com a finalidade de cura ou tratamento de doenças, baseada nos princípiosativos contidos nestes vegetais. Como exemplo de doenças que podem ser combatidas commedicamentos de base vegetal, podemos citar as infecções fúngicas. Esta prática têmaumentado nos últimos anos, devido ao desenvolvimento de resistência das principaisleveduras, como Candida sp., aos fármacos existentes no mercado. Desta forma, torna-se umgrande estímulo para o desenvolvimento de novos medicamentos antimicrobianos, além dacrescente procura pela medicina alternativa, por possuir ação menos agressiva ao organismoacometido, em comparação aos medicamentos alopáticos. Para o desenvolvimento destes, fazse necessário estudar a respeito das matérias primas com potencial antimicrobiano. Nestecontexto, destaca-se a planta Eugenia florida DC., popularmente conhecida como pitangapreta, pertencente à família vegetal arbustiva Myrtaceae, e amplamente encontrada nasvegetações de Cerrado e Mata Atlântica. Esta planta demonstra possuir um forte potencialantimicrobiano, visto as pesquisas anteriormente realizadas. Desta forma, este trabalho tem,como objetivo, o estudo da triagem fitoquímica e avaliação antifúngica de extratos das folhas,caules, frutos verdes e frutos maduros da espécie E. florida DC. A planta será coletadapróxima ao município de Alfenas, Minas Gerais, com posterior secagem, moagem e preparodos extratos. A triagem fitoquímica de cada um dos extratos será feita por meio decromatografia em camada delgada, onde poderá ser observada, qualitativamente, a presençade metabólitos secundários como taninos, flavonoides e saponinas, dentre outros. Além disso,serão realizados os testes microbiológicos, a fim de verificar se os extratos do vegetal emquestão possuem ou não atividade antifúngica. Ao fim desta pesquisa, espera-se encontrar nosextratos compostos responsáveis pelas atividades antifúngicas e explorar a eficiência ou nãoem possíveis tratamentos antifúngicos.

Palavras-chave

Fitoterapia. Infecções fúngicas. Eugenia florida DC. Triagem fitoquímica. Atividade antifúngica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.