TRIAGEM DE DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 220910231
20
0
Título

TRIAGEM DE DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Marcia Fumagalli

  • Isabel Cristina Barros Barros Pinto

    Barros Pinto, Isabel

  • Juliana Valadão Tonello

    Tonello, Juliana Valadão

  • Ailton Takayama

    Takayama, Ailton

  • Teresa Helena Schöen

    Schöen, Teresa Helena

DOI
10.37885/220910231
Publicado em

31/10/2022

Páginas

25-44

Capítulo

2

Resumo

Introdução: A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor utiliza-se de ferramentas ou estratégias de acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil. O contexto educacional é um dos ambientes de grande importância para promoção de desenvolvimento saudável de crianças bem pequenas, sendo um local que se exerce a vigilância de atrasos neuropsicomotores. Objetivo: Sendo assim este estudo pretendeu avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças entre três e cinco anos e 11 meses de idade, por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II (TTDD-R). Método: Foram avaliadas 261 crianças com idade média de 4anos e nove meses (DP=0,67); sendo 138 meninas (52,87%) regularmente matriculadas e atendidas em Escola de Educação Infantil da zona sul da cidade de São Paulo. Resultados: Do total de crianças avaliadas 148 (56,7%) apresentaram desenvolvimento normal e 113 (43,3%) mostraram risco. Considerando os campos específicos, 6,2% das crianças apresentaram atraso na área motora grossa, 13,8% na área motora fina e 24,3% na área da linguagem. Embora a maioria das crianças (56,7%) tenha apresentado desenvolvimento normal pelo teste, ressalta-se que, as demais (43,3%) sugerem prejuízo no desenvolvimento neuropsicomotor, com ênfase no atraso de linguagem, onde o ambiente exerce uma grande influência. Conclusão: Enfatiza-se a importância da vigilância do desenvolvimento em instituições de ensino, visando detectar precocemente áreas com deficiência para estabelecer programas de prevenção primária

Palavras-chave

Triagem. Desenvolvimento Neuropsicomotor, Educação Infantil.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.