TRIAGEM DE DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Márcia Regina Fumagalli Marteleto
Marteleto, Marcia Fumagalli
Isabel Cristina Barros Barros Pinto
Barros Pinto, Isabel
Juliana Valadão Tonello
Tonello, Juliana Valadão
Ailton Takayama
Takayama, Ailton
Teresa Helena Schöen
Schöen, Teresa Helena
31/10/2022
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PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO - VOLUME 2
Introdução: A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor utiliza-se de ferramentas ou estratégias de acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil. O contexto educacional é um dos ambientes de grande importância para promoção de desenvolvimento saudável de crianças bem pequenas, sendo um local que se exerce a vigilância de atrasos neuropsicomotores. Objetivo: Sendo assim este estudo pretendeu avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças entre três e cinco anos e 11 meses de idade, por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II (TTDD-R). Método: Foram avaliadas 261 crianças com idade média de 4anos e nove meses (DP=0,67); sendo 138 meninas (52,87%) regularmente matriculadas e atendidas em Escola de Educação Infantil da zona sul da cidade de São Paulo. Resultados: Do total de crianças avaliadas 148 (56,7%) apresentaram desenvolvimento normal e 113 (43,3%) mostraram risco. Considerando os campos específicos, 6,2% das crianças apresentaram atraso na área motora grossa, 13,8% na área motora fina e 24,3% na área da linguagem. Embora a maioria das crianças (56,7%) tenha apresentado desenvolvimento normal pelo teste, ressalta-se que, as demais (43,3%) sugerem prejuízo no desenvolvimento neuropsicomotor, com ênfase no atraso de linguagem, onde o ambiente exerce uma grande influência. Conclusão: Enfatiza-se a importância da vigilância do desenvolvimento em instituições de ensino, visando detectar precocemente áreas com deficiência para estabelecer programas de prevenção primária
Triagem. Desenvolvimento Neuropsicomotor, Educação Infantil.
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