TREINAMENTO DE LEIGOS EM PARADA CARDÍACA E RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Muriel Fernanda De Lima
Lima, M. F.
Gabriela Barbosa Sócio
Sócio, G. B.
Mayara Caroline Perin
Perin, M. C.
Ana Claudia Lima Braga
Braga, A. C. L.
Thiago Henrique Gomes Lordani
Lordani, T. H. G.
Francielly Valeria Mourão Vilhalva
Vilhalva, F. V. M
Oseias Martins Da Silva
Silva, O. M.
Kellyth Karolyne Santos Reis
Reis, K. K. S.
Ana Patricia Torquato Lopes
Lopes, A. P. T.
01/05/2022
656-669
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Objetivo: investigar e analisar, na literatura científica, a modalidade e ferramentas utilizadas no treinamento de leigos em parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada de maio a julho de 2018 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO, com os descritores exatos, DeCS: Educação em Saúde, Parada Cardíaca, Participação da Comunidade, Primeiros Socorros e Reanimação Cardiopulmonar. Resultados: No total, foram encontrados 1021 artigos, dos quais 12 eram duplicados e 11 não disponibilizavam o resumo, ou seja, 998 artigos foram avaliados segundo os critérios de inclusão e exclusão. Após a leitura do título dos artigos, para identificação da temática alvo desta revisão integrativa, foram selecionados 40 artigos, destes, 13 foram selecionados posterior a leitura dos resumos. Após a leitura na íntegra dos 13 artigos, foram selecionados oito artigos que traziam em seu conteúdo o treinamento de público leigo acerca da PCR e RCP. Conclusão: Demonstrou a necessidade de identificação na literatura sobre a oferta de cursos de capacitação para leigos, no sentido de evidenciar estratégias eficazes de capacitação, bem como a utilização do uso de diferentes metodologias para acesso e ensino dos mesmos.
Educação em Saúde, Parada Cardíaca, Participação da Comunidade, Primeiros Socorros, Reanimação Cardiopulmonar.
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