TREINAMENTO DE LEIGOS EM PARADA CARDÍACA E RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Code: 220308289
40
14
Título

TREINAMENTO DE LEIGOS EM PARADA CARDÍACA E RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores(as):
  • Muriel Fernanda De Lima

    Lima, M. F.

  • Gabriela Barbosa Sócio

    Sócio, G. B.

  • Mayara Caroline Perin

    Perin, M. C.

  • Ana Claudia Lima Braga

    Braga, A. C. L.

  • Thiago Henrique Gomes Lordani

    Lordani, T. H. G.

  • Francielly Valeria Mourão Vilhalva

    Vilhalva, F. V. M

  • Oseias Martins Da Silva

    Silva, O. M.

  • Kellyth Karolyne Santos Reis

    Reis, K. K. S.

  • Ana Patricia Torquato Lopes

    Lopes, A. P. T.

DOI
10.37885/220308289
Publicado em

01/05/2022

Páginas

656-669

Capítulo

55

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Objetivo: investigar e analisar, na literatura científica, a modalidade e ferramentas utilizadas no treinamento de leigos em parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada de maio a julho de 2018 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO, com os descritores exatos, DeCS: Educação em Saúde, Parada Cardíaca, Participação da Comunidade, Primeiros Socorros e Reanimação Cardiopulmonar. Resultados: No total, foram encontrados 1021 artigos, dos quais 12 eram duplicados e 11 não disponibilizavam o resumo, ou seja, 998 artigos foram avaliados segundo os critérios de inclusão e exclusão. Após a leitura do título dos artigos, para identificação da temática alvo desta revisão integrativa, foram selecionados 40 artigos, destes, 13 foram selecionados posterior a leitura dos resumos. Após a leitura na íntegra dos 13 artigos, foram selecionados oito artigos que traziam em seu conteúdo o treinamento de público leigo acerca da PCR e RCP. Conclusão: Demonstrou a necessidade de identificação na literatura sobre a oferta de cursos de capacitação para leigos, no sentido de evidenciar estratégias eficazes de capacitação, bem como a utilização do uso de diferentes metodologias para acesso e ensino dos mesmos.

Palavras-chave

Educação em Saúde, Parada Cardíaca, Participação da Comunidade, Primeiros Socorros, Reanimação Cardiopulmonar.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.