TREINADORES DE HANDEBOL BRASILEIROS E SEU CONHECIMENTO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS

Code: 220509031
23
13
Título

TREINADORES DE HANDEBOL BRASILEIROS E SEU CONHECIMENTO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS

Autores(as):
  • Lucas De Castro Ribeiro

    Ribeiro, Lucas de Castro

  • Lucas Savassi Figueiredo

    Figueiredo, Lucas Savassi

  • Rafael Pombo Menezes

    Menezes, Rafael Pombo

  • Pedro Weldes Da Silva Cruz

    Cruz, Pedro Weldes da Silva

  • Gustavo Ferreira Pedrosa

    Pedrosa, Gustavo Ferreira

  • Henrique De Olveira Castro

    Castro, Henrique de Oliveira

  • Lidiane Aparecida Fernandes

    Fernandes, Lidiane Aparecida

  • Rodrigo Fabio Bezerra da Silva

    Silva, Rodrigo Fabio Bezerra da

  • Fabiano De Souza Fonseca

    Fonseca, Fabiano de Souza

DOI
10.37885/220509031
Publicado em

01/07/2022

Páginas

125-141

Capítulo

10

Resumo

O conhecimento de profissionais acerca dos métodos de ensino dos esportes coletivos é importante para a adequação das ações de ensino-aprendizagem-treinamento tático-técnico. Objetivo: O presente capítulo objetivou verificar o nível de conhecimento de treinadores brasileiros de handebol em relação aos métodos de ensino. Métodos: Participaram 135 profissionais de Educação Física, de ambos os sexos, com média de idade de 34,5 ± 8,9 anos, que atuam ou atuaram diretamente no processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol, em diversos segmentos. Os profissionais responderam, baseados unicamente em suas lembranças, a um questionário sobre elementos essenciais e aplicações práticas dos métodos de ensino dos esportes coletivos. Resultados: Os resultados mostraram que os treinadores obtiveram 61,1% de acerto nas questões sobre os métodos de ensino. Os treinadores que atuam na educação física escolar/lazer obtiveram menor percentual de acerto que treinadores que atuam no ensino superior e no alto nível de rendimento, e os que atuam em equipes escolares obtiveram menor desempenho que treinadores que atuam no ensino superior. Em relação à formação acadêmica, os treinadores graduados obtiveram menor desempenho que os treinadores com mestrado e/ou doutorado e os que possuíam especialização tiveram desempenho inferior àqueles com doutorado. Conclusão: A formação continuada pode ser uma ferramenta importante no aprimoramento do conhecimento de treinadores de handebol brasileiros.

Palavras-chave

Formação continuada, Treinadores, Handebol, Métodos de ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.