TREINADORES DE HANDEBOL BRASILEIROS E SEU CONHECIMENTO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS
Lucas De Castro Ribeiro
Ribeiro, Lucas de Castro
Lucas Savassi Figueiredo
Figueiredo, Lucas Savassi
Rafael Pombo Menezes
Menezes, Rafael Pombo
Pedro Weldes Da Silva Cruz
Cruz, Pedro Weldes da Silva
Gustavo Ferreira Pedrosa
Pedrosa, Gustavo Ferreira
Henrique De Olveira Castro
Castro, Henrique de Oliveira
Lidiane Aparecida Fernandes
Fernandes, Lidiane Aparecida
Rodrigo Fabio Bezerra da Silva
Silva, Rodrigo Fabio Bezerra da
Fabiano De Souza Fonseca
Fonseca, Fabiano de Souza
01/07/2022
125-141
10
MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL
O conhecimento de profissionais acerca dos métodos de ensino dos esportes coletivos é importante para a adequação das ações de ensino-aprendizagem-treinamento tático-técnico. Objetivo: O presente capítulo objetivou verificar o nível de conhecimento de treinadores brasileiros de handebol em relação aos métodos de ensino. Métodos: Participaram 135 profissionais de Educação Física, de ambos os sexos, com média de idade de 34,5 ± 8,9 anos, que atuam ou atuaram diretamente no processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol, em diversos segmentos. Os profissionais responderam, baseados unicamente em suas lembranças, a um questionário sobre elementos essenciais e aplicações práticas dos métodos de ensino dos esportes coletivos. Resultados: Os resultados mostraram que os treinadores obtiveram 61,1% de acerto nas questões sobre os métodos de ensino. Os treinadores que atuam na educação física escolar/lazer obtiveram menor percentual de acerto que treinadores que atuam no ensino superior e no alto nível de rendimento, e os que atuam em equipes escolares obtiveram menor desempenho que treinadores que atuam no ensino superior. Em relação à formação acadêmica, os treinadores graduados obtiveram menor desempenho que os treinadores com mestrado e/ou doutorado e os que possuíam especialização tiveram desempenho inferior àqueles com doutorado. Conclusão: A formação continuada pode ser uma ferramenta importante no aprimoramento do conhecimento de treinadores de handebol brasileiros.
Formação continuada, Treinadores, Handebol, Métodos de ensino.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.