TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIEVANGÉLICADURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Cristiane Martins Rodrigues Bernardes
Bernardes, Cristiane Martins Rodrigues
Daniel Gonçalves Mendes da Costa
Costa, Daniel Gonçalves Mendes da
Evelin Soares de Oliveira Martins
Martins, Evelin Soares de Oliveira
Fabiane Alves de Carvalho
Carvalho, Fabiane Alves de
Luciana Carvalho Boggian
Boggian, Luciana Carvalho
Pollyana dos Reis Pereira Fanstone
Fanstone, Pollyana dos Reis Pereira
03/07/2021
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Este artigo tem como objetivo apresentar a transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial nos cursos de graduação da UniEVANGÉLICA durante o período da pandemia de Covid-19. A pandemia alterou profundamente os diversos setores da sociedade, dentre eles a educação, objeto deste estudo. O processo de ensino e aprendizagem, de repente, passou a acontecer de forma remota, em ciberespaços. As Tecnologias da Informação e Comunicação ganharam grande destaque no contexto educacional presencial, tornando-se as grandes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Os professores precisaram se reinventar e se adequaram à nova realidade acadêmica constituída por aulas síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho a técnica do relato de experiência descrito pela Pró-Reitoria Acadêmica. O estudo mostra de forma sistemática, as estratégias adotadas no sentido de subsidiar os docentes para este desafio, desde a comunicação contínua com todos os envolvidos nas aulas e atividades remotas até a modelagem das disciplinas para 2020/2.
Ensino Superior, Graduação, Ensino Remoto, Pandemia.
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