TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE: INOVAÇÕES, IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS DO SECULO XXI

Code: 230613499
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Título

TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE: INOVAÇÕES, IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS DO SECULO XXI

Autores(as):
  • Bernardo Uachisso

    Uachisso, B.A.

  • Chico Farias

    Farias, C.F.

DOI
10.37885/230613499
Publicado em

30/07/2023

Páginas

215-232

Capítulo

17

Resumo

A inovação se tornou, cada vez mais, um dos assuntos mais debatidos no universo corporativo. Hoje há uma surpreendente quantidade de artigos, livros, teses, cursos de especialização, conferências disponibilizados para fazer compreender os princípios, valores e processos capazes de criar transformações inovadoras nas organizações. A revisão bibliográfica, a pesquisa qualitativa estiveram na concretização da pesquisa, com uma abordagem dedutiva que centra-se na educação, por ser um processo que tem vindo a merecer uma dinâmica inovadora que acontece de uma pessoa para a outra. Por ser a educação que promove o desenvolvimento, o progresso a todos os níveis da sociedade, que gera novos saberes para a transformação social, tecnológica, política, por manter as sociedades vivas e prósperas. A educação foi, e é nos dias de hoje alvo de debates e análises que culminam com a transição de um modelo a outro quase em muitos países, mas com destaque a Moçambique. Neste contexto é apresentada a descrição das mudanças que educação moçambicana teve e respectivas inovações como se pode notar nos principais momentos de destaque nomeadamente: período de 1974 a 1975 considerado de transição do governo português ao primeiro governo nacional, em que foi retirado tudo que fosse contrário à ideologia da FRELIMO, de seguida 1975 a 1983 que foi a reformulação dos programas do ensino, em 1983 a 2004 introdução do Sistema Nacional de Educação com mudanças profundas no currículo e de 2004 até atualmente, introdução e implementação do novo currículo do ensino básico. As reflexões trazidas nesta abordagem sobre educação no país, estão mais centradas nas inovações introduzidas no novo currículo de ensino básico, sua adequação à realidade moçambicana. Constitui foco dos aspectos dessas inovações as acções implementadoras, capacitações em cascata, dificuldades que ainda persistem na leccionação, situação das novas disciplinas, com destaque ao currículo local, ensino bilíngue e sistema de ingresso dos professores na carreira de docência no país. os resultados mostram a existência de enormes desafios por parte da educação para que padrões aceitáveis sejam alcançados.

Palavras-chave

Currículo, inovação, implementação e desafios.

Autor(a) Correspondente
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