TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA ETNIA MACUXI: IMPACTOS, INSISTÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE
Lívia Késsia da Silva Rocha Soares
Soares, Lívia Késsia da Silva Rocha
Ozamar Santos Corrêa
Corrêa, Ozamar Santos
Maristela Bortolon de Matos
Matos, Maristela Bortolon de
08/12/2020
584-592
40
O presente artigo tem como objetivo discutir as transformações culturais vivenciadas pela a Etnia Macuxi a partir dos relatos de alunos indígenas do curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior, da Universidade Federal de Roraima-UFRR, destacando alguns impactos, insistências e perspectivas ocorridas nas últimas décadas até contemporaneidade, buscando fazer uma relação com a educação escolar indígena acerca da interculturalidade presente no contexto atual no Estado de Roraima. No texto discorremos sobre o conceito de interculturalidade na educação indígena para que possamos compreender no que as transformações culturais possibilitaram ou não para a educação escolar indígena de hoje. Como procedimentos metodológicos utilizamos de técnicas como as rodas de conversas com os alunos participantes da referida pesquisa, com o enfoque qualitativo e pesquisa bibliográfica para tais discussões dos conceitos aqui citados. Deste modo, chegamos à conclusão que apesar dos impactos, resistências e persistências pelos seus direitos, a etnia Macuxi sobrevive em meio aos anseios não alcançados, em que as transformações culturais trouxeram para a educação escolar indígena aquilo que o indígena é temível até os dias de hoje, a imposição de uma educação que não promove sua cultura e suas tradições culturais.
Etnia Macuxi. Interculturalidade. Educação Escolar Indígena.
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