"TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA ERA DIGITAL: INTEGRANDO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA"

Code: 240315926
Downloads
3
Views
20
Compartilhe
Título

"TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA ERA DIGITAL: INTEGRANDO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA"

Autores(as):
  • Vanderson Gomes Bossi

  • Marcio Eugen Klingenschmid Lopes Dos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240315926
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    8-29

    Capítulo

    1

    Resumo

    Objetivo: O objetivo principal deste estudo é investigar o papel das tecnologias na formação de professores, com foco na compreensão das estratégias de ensino empregadas, reconhecimento da diversidade de estilos de aprendizagem. Métodos: Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica qualitativa, iniciada com a formulação de uma pergunta direcionadora sobre o papel das tecnologias na formação de professores. Conduzida com os dados obtidos no acervo da CAPES Periódicos, foram selecionados estudos relevantes, priorizando aqueles com acesso completo. Os dados foram extraídos dos estudos selecionados, analisando resumos e conteúdos para identificar evidências. Posteriormente, os resultados foram classificados em categorias como Tecnologias Digitais e Redes Sociais, facilitando a interpretação e organização dos achados. Resultados: Nos revelaram uma diversidade de abordagens sobre a formação docente e o uso de tecnologias na educação, ressaltando aspectos positivos e áreas de aprimoramento. Temas relevantes incluem integração tecnológica, políticas educacionais e desafios da pandemia. No entanto, lacunas foram identificadas, como a falta de análise crítica das tecnologias digitais e suas implicações socioeconômicas e culturais. Além disso, há escassez de exemplos concretos e estratégias para enfrentar desafios específicos dos professores na integração tecnológica. Uma discussão mais ampla sobre formação docente, metodologias de ensino e inclusão é necessária, exigindo orientações mais detalhadas para os educadores. Conclusão: Por fim, os estudos oferecem uma visão ampla da formação docente e do uso de tecnologias na educação, mas carecem de análise crítica, orientações práticas e exemplos concretos. Uma abordagem mais holística poderia melhorar as práticas educacionais.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Formação de professores, Tecnologias educacionais, Estratégias de ensino, Diversidade de aprendizagem, Formação docente e inclusão.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar