TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL EM DIFERENTES PERÍODOS

Code: 230613248
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Título

TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL EM DIFERENTES PERÍODOS

Autores(as):
  • Gabriela Severo Amaral

    Amaral, Gabriela Severo

  • Cleoni Maria Fernandes

    Fernandes, Cleoni Maria

DOI
10.37885/230613248
Publicado em

30/09/2023

Páginas

194-207

Capítulo

11

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado realizada no Ifsul. O estudo está direcionado à alfabetização. A dissertação, sob o título: Alfabetização em questão: limites, contradições e possibilidades alcançadas no terceiro ano do Ensino Fundamental contempla um breve histórico sobre a Educação básica no Brasil. Nesse sentido, compreender a trajetória, as mudanças, os processos percorridos ao longo do tempo na Educação torna-se fundamental para compreensão do momento atual. Inicialmente é feita a contextualização do período colonial, desde a catequização dos índios até o retorno da família real a Portugal. Na sequência, as mudanças ocorridas do início do século XX ao fim da era Vargas, seguido do período da ditadura militar e, finalizando, os efeitos significativos a partir da Constituição de 1988, como a obrigatoriedade do Ensino Fundamental.

Palavras-chave

Educação básica, período colonial, Era Vargas, ditadura, constituição de 88.

Autor(a) Correspondente
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