TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL EM DIFERENTES PERÍODOS
Gabriela Severo Amaral
Amaral, Gabriela Severo
Cleoni Maria Fernandes
Fernandes, Cleoni Maria
30/09/2023
194-207
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DESAFIOS DE ENSINAR E EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: ESCOLA, FAMÍLIA E PROFESSORES EM PESQUISA
O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado realizada no Ifsul. O estudo está direcionado à alfabetização. A dissertação, sob o título: Alfabetização em questão: limites, contradições e possibilidades alcançadas no terceiro ano do Ensino Fundamental contempla um breve histórico sobre a Educação básica no Brasil. Nesse sentido, compreender a trajetória, as mudanças, os processos percorridos ao longo do tempo na Educação torna-se fundamental para compreensão do momento atual. Inicialmente é feita a contextualização do período colonial, desde a catequização dos índios até o retorno da família real a Portugal. Na sequência, as mudanças ocorridas do início do século XX ao fim da era Vargas, seguido do período da ditadura militar e, finalizando, os efeitos significativos a partir da Constituição de 1988, como a obrigatoriedade do Ensino Fundamental.
Educação básica, período colonial, Era Vargas, ditadura, constituição de 88.
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