TRADE MARKETING – UMA ANÁLISE A PARTIR DE "A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS"
Rodrigo Guimarães Motta
Motta, Rodrigo Guimarães
Neusa Maria Bastos Fernandes Dos Santos
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dos
Francisco José Turra
Turra, Francisco José
Alfredo Guimarães Motta
Motta, Alfredo Guimarães
31/10/2022
225-241
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Objetivo: O objetivo deste estudo foi, a partir dos conceitos desenvolvidos por Thomaz Kuhn na obra A estrutura das revoluções científicas, apresentar a revolução científica que ocorreu no marketing nas últimas décadas e que culminou com o surgimento do trade marketing. Métodos: Este é um estudo exploratório fundamentado em revisão da literatura, isto é, que se utiliza de bibliografia disponível sobre estratégia, marketing, metodologia e trade marketing. Resultados: Com base nos conceitos clássicos desenvolvidos por Kuhn, e diante da proposta de analisar-se a disciplina de marketing a partir de seu paradigma central, verificou-se que o marketing preconizava uma concentração de esforços para entendimento do consumidor, que seria atendido por meio de estratégias elaboradas com as variáveis controláveis de marketing, quais sejam, produto, preço, promoção e ponto de venda. No entanto, nisso, instalou-se uma crise gerada pelas anomalias provenientes das mudanças enfrentadas pelos varejistas. Conclusão: A crise promoveu uma alteração de cenário, e a maneira que as empresas encontraram para sobreviver a isso foi a constituição de um novo conceito, o trade marketing, que propõe um desenho de estratégia alinhado necessariamente não só às características dos consumidores, como também às dos canais de distribuição.
Marketing, Paradigma, trade marketing, Varejo.
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