TPACK E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR UM PROJETO DE ENSINO

Code: 220809671
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Título

TPACK E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR UM PROJETO DE ENSINO

Autores(as):
  • Madalena Benazzi Meotti

    Meotti, Madalena Benazzi

  • Greice Castela Torrentes

    Torrentes, Greice Castela

  • Mirian Schröder

    Schröder, Mirian

DOI
10.37885/220809671
Publicado em

01/10/2022

Páginas

200-211

Capítulo

15

Resumo

Este artigo aborda os multiletramentos, o modelo TPACK e a aprendizagem colaborativa alcançada por meio de um projeto de ensino desenvolvido na formação inicial de docentes, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em 2020. Os objetivos são apresentar a experiência realizada em período pandêmico, no formato remoto, e estabelecer reflexões sobre a importância de se agregar tecnologias ao ensino. Este trabalho ancora-se na perspectiva da Linguística Aplicada e tem como base teórica Mishra e Koehler (2006), Cazden et al (2021) e Rojo (2012), entre outros. Os resultados obtidos revelam a importância de se incorporarem à formação do professor os recursos disponíveis pelas TDIC, visto que estas complementam o processo de ensino e aprendizagem de línguas.

Palavras-chave

Multiletramentos, Formação docente, TPACK.

Autor(a) Correspondente
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