TERRITÓRIO, SAÚDE E ESCOLA: UM OLHAR PARA O EDUCANDO NO RURAL, COMUNIDADE DE PEDRINHAS MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE

Code: 221110771
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Título

TERRITÓRIO, SAÚDE E ESCOLA: UM OLHAR PARA O EDUCANDO NO RURAL, COMUNIDADE DE PEDRINHAS MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE

Autores(as):
  • Gelza Araujo Lacerda

    Lacerda, Gelza Araujo

  • Mônica Aparecida Tomé Pereira

    Pereira, Mônica Aparecida Tomé

  • Cristiane Moraes Marinho

    Marinho, Cristiane Moraes

  • Denes Dantas Vieira

    Vieira, Denes Dantas

  • Luciana Souza De Oliveira

    Oliveira, Luciana Souza De

  • Angela De Oliveira Carneiro

    Carneiro, Angela De Oliveira

  • José Eudes Silva

    Silva, José Eudes

  • Fabiana Pionório Tôrres

    Tôrres, Fabiana Pionório

  • Amélia Ludmila Pereira Gonçalves Gomes

    Gomes, Amélia Ludmila Pereira Gonçalves

  • Sandro Alves Marinho

    Marinho, Sandro Alves

DOI
10.37885/221110771
Publicado em

08/12/2022

Páginas

385-407

Capítulo

28

Resumo

Objetivo: Analisar as estratégias educativas nas atividades de atenção à saúde desenvolvida pelo poder público no distrito de Pedrinhas em Petrolina, explicando os conceitos território, territorialidade, intersetorialidade, e caracterizando educação e saúde, com vistas a compreender o espaço rural. Dessa forma, a construção do conhecimento científico organiza-se numa multiplicidade, permanentemente desafiada a elaborar modos de leituras contextualizadas com a realidade, entre território, territorialização, intersetorialidade saúde/escola e sua importância socioespacial no rural do município de Petrolina – PE. Métodos: Por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Resultados: Como resultado foi possível analisar as estratégias utilizadas no conceito de território, conhecer o distrito Pedrinhas numa perspectiva ótica enquanto pesquisador, sendo possível observar o território e as ações oferecidas pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde frente o fator saúde e escola, por meio de fotos e visitas aos territórios físicos. Conclusão: Atrelados aos espaços e as forças que constituem a localidade, acrescentamos o papel da educação junto a estes fenômenos. A educação nas áreas rurais - “no Campo ” - se faz necessário percebê-la a partir das suas realidades culturais, das relações sociais e das especificidades econômicas. Estes conhecimentos não podem ser negados no contexto socioeducacional, pois trata-se de constructos de atores particulares ao longo da história humana.

Palavras-chave

Educação, População, Escola, Território, Intersetorialidade, saúde

Autor(a) Correspondente
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