TERRITÓRIO, SAÚDE E ESCOLA: UM OLHAR PARA O EDUCANDO NO RURAL, COMUNIDADE DE PEDRINHAS MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE
Gelza Araujo Lacerda
Lacerda, Gelza Araujo
Mônica Aparecida Tomé Pereira
Pereira, Mônica Aparecida Tomé
Cristiane Moraes Marinho
Marinho, Cristiane Moraes
Denes Dantas Vieira
Vieira, Denes Dantas
Luciana Souza De Oliveira
Oliveira, Luciana Souza De
Angela De Oliveira Carneiro
Carneiro, Angela De Oliveira
José Eudes Silva
Silva, José Eudes
Fabiana Pionório Tôrres
Tôrres, Fabiana Pionório
Amélia Ludmila Pereira Gonçalves Gomes
Gomes, Amélia Ludmila Pereira Gonçalves
Sandro Alves Marinho
Marinho, Sandro Alves
08/12/2022
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EXTENSÃO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS
Objetivo: Analisar as estratégias educativas nas atividades de atenção à saúde desenvolvida pelo poder público no distrito de Pedrinhas em Petrolina, explicando os conceitos território, territorialidade, intersetorialidade, e caracterizando educação e saúde, com vistas a compreender o espaço rural. Dessa forma, a construção do conhecimento científico organiza-se numa multiplicidade, permanentemente desafiada a elaborar modos de leituras contextualizadas com a realidade, entre território, territorialização, intersetorialidade saúde/escola e sua importância socioespacial no rural do município de Petrolina – PE. Métodos: Por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Resultados: Como resultado foi possível analisar as estratégias utilizadas no conceito de território, conhecer o distrito Pedrinhas numa perspectiva ótica enquanto pesquisador, sendo possível observar o território e as ações oferecidas pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde frente o fator saúde e escola, por meio de fotos e visitas aos territórios físicos. Conclusão: Atrelados aos espaços e as forças que constituem a localidade, acrescentamos o papel da educação junto a estes fenômenos. A educação nas áreas rurais - “no Campo ” - se faz necessário percebê-la a partir das suas realidades culturais, das relações sociais e das especificidades econômicas. Estes conhecimentos não podem ser negados no contexto socioeducacional, pois trata-se de constructos de atores particulares ao longo da história humana.
Educação, População, Escola, Território, Intersetorialidade, saúde
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