TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Code: 200400185
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Título

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores(as):
  • Ana Carolina Cruillas Moreira

    MOREIRA, A. C. C. C.

  • Eliane Ribeiro Magalhães De Sousa Fortes De Melo

    MELO, E. R. M. S. F.

  • Gilmara Azevedo Do Rosário

    AZEVEDO, G.

DOI
10.37885/200400185
Publicado em

15/06/2020

Páginas

274-282

Capítulo

31

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a importância das intervenções da Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) nas crianças que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando o desempenho das funções executivas, que são habilidades cognitivas importantes para controlar o pensamento, emoção e comportamento. O TDAH é um transtorno que apresenta déficits cognitivos no funcionamento executivo do indivíduo que são notórios no controle inibitório, na memória e no planejamento. As intervenções da TCC apresentam eficácia científica, porque trabalha buscando o controle emocional e comportamental do indivíduo. Dessa forma, para atingir os objetivos traçados, neste trabalho, a estratégia metodológica utilizada foi uma revisão da literatura, usando livros, artigos científicos, revistas e capítulos de livros, além do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Com o estudo realizado, conclui-se que as técnicas da TCC apresentam bons resultados para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social da criança com TDAH, uma vez que direciona suas intervenções para as Funções Executivas, podendo desenvolver estratégias que irão trabalhar as principais dificuldades causadas pelo TDAH. Nesse processo, a participação familiar e escolar apresenta-se como um importante apoio para a evolução do paciente.

Palavras-chave

transtorno, de, déficit, de, atenção, e, hiperatividade, terapia, cognitivo-comportamental, (tcc), funções, executivas, (fes), criança

Autor(a) Correspondente
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