TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Code: 200400185
Downloads
87
Views
747
Compartilhe
Título

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores:
  • Ana Carolina Cruillas Moreira

  • Eliane Ribeiro Magalhães De Sousa Fortes De Melo

  • Gilmara Azevedo Do Rosário

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200400185
    Publicado em

    15/06/2020

    Páginas

    274-282

    Capítulo

    31

    Resumo

    O presente artigo tem como objetivo compreender a importância das intervenções da Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) nas crianças que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando o desempenho das funções executivas, que são habilidades cognitivas importantes para controlar o pensamento, emoção e comportamento. O TDAH é um transtorno que apresenta déficits cognitivos no funcionamento executivo do indivíduo que são notórios no controle inibitório, na memória e no planejamento. As intervenções da TCC apresentam eficácia científica, porque trabalha buscando o controle emocional e comportamental do indivíduo. Dessa forma, para atingir os objetivos traçados, neste trabalho, a estratégia metodológica utilizada foi uma revisão da literatura, usando livros, artigos científicos, revistas e capítulos de livros, além do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Com o estudo realizado, conclui-se que as técnicas da TCC apresentam bons resultados para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social da criança com TDAH, uma vez que direciona suas intervenções para as Funções Executivas, podendo desenvolver estratégias que irão trabalhar as principais dificuldades causadas pelo TDAH. Nesse processo, a participação familiar e escolar apresenta-se como um importante apoio para a evolução do paciente.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    transtorno, de, déficit, de, atenção, e, hiperatividade, terapia, cognitivo-comportamental, (tcc), funções, executivas, (fes), criança

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX