TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Ana Carolina Cruillas Moreira
MOREIRA, A. C. C. C.
Eliane Ribeiro Magalhães De Sousa Fortes De Melo
MELO, E. R. M. S. F.
Gilmara Azevedo Do Rosário
AZEVEDO, G.
15/06/2020
274-282
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PSICOLOGIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES - VOLUME 2
O presente artigo tem como objetivo compreender a importância das intervenções da Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) nas crianças que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando o desempenho das funções executivas, que são habilidades cognitivas importantes para controlar o pensamento, emoção e comportamento. O TDAH é um transtorno que apresenta déficits cognitivos no funcionamento executivo do indivíduo que são notórios no controle inibitório, na memória e no planejamento. As intervenções da TCC apresentam eficácia científica, porque trabalha buscando o controle emocional e comportamental do indivíduo. Dessa forma, para atingir os objetivos traçados, neste trabalho, a estratégia metodológica utilizada foi uma revisão da literatura, usando livros, artigos científicos, revistas e capítulos de livros, além do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Com o estudo realizado, conclui-se que as técnicas da TCC apresentam bons resultados para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social da criança com TDAH, uma vez que direciona suas intervenções para as Funções Executivas, podendo desenvolver estratégias que irão trabalhar as principais dificuldades causadas pelo TDAH. Nesse processo, a participação familiar e escolar apresenta-se como um importante apoio para a evolução do paciente.
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