TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CASODE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CASODE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Maria Fatima Leal
31/10/2021
282-294
18
Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que se propôs investigar a relação entre teoria e prática em um curso de Licenciatura em Matemática a partir de seu Projeto Político- Pedagógico. Nesse recorte, investigamos a elaboração feita pelos estudantes da licenciatura do conceito e significado de prática de ensino, bem como a movimentação dessa prática no curso investigado. A natureza das informações coletadas e a forma adotada em seu tratamento, enquadram esse estudo no conjunto de pesquisa qualitativa voltada para o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa estão em diferentes momentos da formação e, em sua maioria, possuem experiência na docência. Conseguimos perceber que a compreensão que os licenciandos trazem em seus discursos sobre a relação entre teoria e prática acontecem sob uma tensão de não se reconhecerem como futuros professores, seguros e preparados para o enfrentamento da prática profissional.
Ler mais...Teoria e prática; Licenciatura em matemática, Compreensões de estudantes.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.